Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta plano operacional para o Carnaval Rio 2018

06/02/2018 11:31:00  » Autor: Foto: Alexandre Macieira / Riotur


A Prefeitura do Rio apresentou, na manhã desta terça-feira (6), o plano operacional dos órgãos municipais para o Carnaval Rio 2018. O esquema detalha como vão funcionar as interdições no trânsito, a circulação dos ônibus, metrô e VLT, entre outros serviços fundamentais para que os foliões aproveitem ao máximo o carnaval da cidade.
 
Promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, o Projeto Carnaval engloba eventos por toda a cidade, com os tradicionais blocos de rua, os desfiles das agremiações na Marquês de Sapucaí, apresentações dos grupos de acesso na Estrada Intendente Magalhães, palcos dos bailes populares por toda a cidade, blocos de enredo e de embalo, concursos de fantasias, bandas e coretos. A Riotur estima que a cidade receberá 1,5 milhão turistas neste período, gerando uma receita de R$ 3,5 bilhões.
 
"A festa vai ser muito bonita, a festa vai ser feliz, vai ser de paz. Mas, se houver algum incidente, nós todos estaremos aí para correr e socorrer", afirmou o prefeito Marcelo Crivella.
 
SAIBA MAIS
Sambódromo
Durante seis dias de folia o Sambódromo recebe os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, Série A e Escolas Mirins, totalizando 42 agremiações. Cerca de 500 mil pessoas passam pela Passarela do Samba para apreciar o Maior Espetáculo da Terra que é transmitido para todos os estados do Brasil e mais de 100 países. Estas agremiações são representadas pela Liesa – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, LIERJ - Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e Aesm-Rio - Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro.
 
Concursos oficiais, bailes populares e blocos de embalo
A tradição do carnaval está representada também nos Bailes Populares, que acontecem anualmente em palcos montados nas zonas norte e oeste do Rio, garantindo a diversão para todos.
 
Gratuitos e ao ar livre, os bailes contam com a participação de bandas e músicos selecionados pelo Concurso de Bandas, promovido pela Riotur. Este ano, o Boulevard Olímpico, na zona portuária, receberá um palco com programação de sábado até a terça-feira de carnaval, já com a participação garantida dos blocos Céu na Terra e Gigantes da Lira e a trupe do Teatro do Anônimo, valorizando as manifestações populares com uma agenda destinada ao público infantil.
 
Outras iniciativas que fazem sucesso no carnaval carioca são os concursos promovidos pela Riotur. O Concurso da Corte Real do Carnaval Carioca elege o Rei Momo 1° e Único, a Rainha e as Princesas do carnaval. Este ano, a corte é formada pelo Rei Momo Milton Junior, a Rainha Jéssica Maia e as princesas Deisiane Conceição e Cintia de Oliveira. Já o Concurso de Coretos, criado em 1972, é um incentivo ao carnaval nos bairros, mobilizando os moradores a usar a criatividade e a animação.
 
O Concurso de Folião Original, que acontece entre o domingo e a terça-feira de carnaval, é realizada há 40 anos e premia os foliões que se inscrevem gratuitamente no palco da Cinelândia, na Praça Floriano. As categorias são Fantasia individual infantil e adulto, Fantasia de Grupos e Fantasia de Clóvis, que se subdivide em bexiga e sombrinha. O Baile da Cinelândia, promovido pela Riotur desde 1990, é um dos mais tradicionais eventos do Carnaval de rua da cidade. São cinco dias de festa com a participação de mais de 60 mil pessoas, todos os anos.
 
Os Blocos de Embalo e Blocos de Enredo do Grupo I desfilam na Avenida Chile, no centro do Rio, a partir do sábado de carnaval até a terça-feira, garantindo festa também para quem aprecia rivalidades tradicionais no embalo de grupos como Bafo da Onça, Cacique de Ramos e Bohêmios de Irajá, entre outros. Há ainda apresentações de grupos de frevo e blocos afro, totalizando mais de 40 cortejos ao longo dos 300 metros da avenida em quatro dias de festa que reúnem, historicamente, mais de 40 mil pessoas.
 
Desfiles na Estrada Intendente Magalhães
Os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso B, C, D e E e do Grupo II dos Blocos de Enredo acontecem na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, zona norte da cidade.
 
Anualmente, 200 mil pessoas assistem aos desfiles, com um total de 25.050 desfilantes, e 10 blocos de enredo, com 10.000 desfilantes, que acontecem ao longo de cinco dias. As escolas são representadas pela LIESB - Liga Independente das Escolas de Samba da Série B, e os blocos de enredo pela FBCERJ - Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro.
Parte da verba captada junto à iniciativa privada para o Projeto Carnaval será aplicada em melhorias na área da Estrada Intendente Magalhães, garantindo melhor iluminação e sonorização do evento, gradeamento alto na área de concentração, ampliação da área destinada às baterias, reposicionamento das cabines de julgamento, aumento do números de carros de reboque e poda das árvores da região.
 
Blocos de rua
Nos dias de Carnaval, de 9 a 18 de fevereiro, cerca de 400 cortejos vão tomar conta das ruas do Rio de Janeiro prometendo arrastar mais de 2 milhões de foliões. Uma grande estrutura foi montada para atender aos blocos que desfilam pela cidade. Foram disponibilizados 32.500 mil banheiros para contemplar toda a estrutura da cidade.
 
"Nós tínhamos aqui o pedido de um bloco que esperava 25 mil pessoas, mas os funcionários experientes da Prefeitura, que conhecem o carnaval, disseram que 25 mil era pouco e estimaram 50 mil, mas vieram 600 mil pessoas. Foi medido por fotografia aérea. Se a estimativa não é aquela correta, então vai faltar banheiro, por exemplo, e as pessoas vão reclamar. Peço que os nossos blocos tenham o cuidado de verificar que, a partir do seu pedido na Prefeitura, é que vamos tomar todas as medidas importantes para que a festa seja organizada", disse o prefeito.



Serviços Serviços