Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Guarda Municipal monta operação especial para o Carnaval Rio 2018

06/02/2018 11:55:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) inicia a 0h de sexta-feira (9) as interdições de trânsito da Avenida Presidente Vargas, no Centro, para garantir, na concentração, espaço para os carros alegóricos das escolas da Série A que desfilam no Sambódromo. O planejamento operacional do Carnaval 2018 vai até a manhã de quarta-feira de cinzas (14), sendo retomado na área da Marquês de Sapucaí no sábado (17), dia do Desfile das Campeãs. O esquema de trânsito foi estabelecido pela CET-Rio e será posto em prática com a GM-Rio atuando em pontos de eventos pré-carnavalescos que acontecem em todas as regiões da cidade.
 
Sambódromo
Serão 790 guardas municipais empregados por dia na área do Sambódromo. Desse total, 300 atuarão nos pontos de bloqueios de trânsito definidos pela CET-Rio no entorno e acessos à Passarela do Samba. Os outros 490 guardas cuidarão do patrulhamento em geral. O esquema da Sapucaí contará ainda com o apoio de 50 viaturas, um carro comando e duas bases fixas externas de apoio operacional.
 
Intendente Magalhães
Para o patrulhamento dos desfiles das escolas de samba da Série B e C que acontecem na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, a Guarda Municipal empenhará 250 guardas, sendo 140 no controle de trânsito.
 
Carnaval de rua
Em apoio aos eventos do Carnaval de Rua que acontecem em diversos locais da cidade, a GM-Rio vai empregar 790 guardas municipais no patrulhamento em geral, 220 deles atuando no controle do trânsito. Entre os pontos de folia com maior movimento estão a Cinelândia e a Praça Tiradentes, no Centro; e bairros da Zona Norte.
 
Blocos
A GM-Rio vai atuar com 6.140 guardas em diversas ações de ordenamento urbano e de controle e fiscalização do trânsito nos blocos oficiais que desfilarão em todas as regiões da cidade.
 
As ações serão isoladas e integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como as Superintendências Regionais, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU), Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero.



Serviços Serviços