Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Como funciona a PEP?

31/01/2018 23:34:00


A PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) utiliza medicamentos antirretrovirais que agem evitando a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo e, por isso, deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas 2 horas após a exposição ao vírus e no máximo em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde por 90 dias.
 
Importante
A PEP é uma medida preventiva de emergência e por isso não serve como substituta à camisinha. Confira algumas dúvidas frequentes:
 
Terei alguma reação se tomar a PEP?
Como todo medicamento, os antirretrovirais utilizados na PEP também podem causar efeitos indesejados. Os mais comuns são dor de cabeça, enjoos e diarreia. Mesmo que você desenvolva algum desses sintomas, não interrompa o uso dos medicamentos. Procure imediatamente o serviço de saúde que o atendeu para buscar orientações quanto a esses efeitos.
 
Onde encontrar a PEP?
A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS. Veja aqui os serviços que realizam atendimento de PEP.
 
Quando a PEP não é indicada:
 
- Você já tem um resultado de teste HIV positivo;
- O possível contato com o vírus ocorreu há mais de 72h;
- A relação não teve penetração (como masturbação em dupla, por exemplo), mesmo que sua pele, sem ferimentos, tenha entrado em contato com esperma do parceiro;
- No caso do sexo oral, se o parceiro não gozou na boca;
- Há exposição repetida ao vírus, ou seja, se você faz sexo sem camisinha em várias ocasiões. Neste caso é importante procurar um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) ou qualquer outro serviço de saúde onde seja possível realizar o teste de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite B e C, e receber orientações sobre como se prevenir.
 
Para mais informações, clique aqui.



Serviços Serviços