Guarda Municipal retira mais de 400 barracas de camping nas praias da Zona Sul durante o réveillon
03/01/2018 12:39:00

O acampamento nas praias cariocas é proibido pelo Código de Posturas do Município – decreto nº 29.881, de 18 de setembro de 2008. O regulamento trata das posturas e do licenciamento da atividade econômica, proíbe a presença de animais na areia, a venda de produtos perecíveis e define o horário e local para a prática esportiva, entre outras normas de convivência urbana.
Segundo o subinspetor Jorge Luiz Guedes, comandante do Grupamento Especial de Praia, turistas se instalaram na areia na tentativa de economizar para ver de perto a queima de fogos. Havia pessoas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e até de outros países, como Nova Zelândia, Senegal e Estados Unidos.
“Percebemos que há pessoas que vêm para a praia pernoitar porque moram longe. E há os turistas de outros estados e estrangeiros que chegam para acampar também como opção de economia, mas desconhecem as normas da prefeitura. Por isso essa grande quantidade de acampamentos”, explica Guedes.
O papel da Guarda Municipal é orientar sobre o decreto municipal e solicitar a desmontagem do acampamento. Todas as abordagens realizadas neste período foram acatadas. A orientação aos banhistas, turistas e frequentadores das praias faz parte da rotina de patrulhamento do GEP.