Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Mais doses de vacina ajudam o Rio a ter mais saúde

13/11/2017 13:58:00


Diz o ditado que prevenir é melhor do que remediar. E a Prefeitura do Rio de Janeiro leva isto a sério: com mais 1,8 milhão de doses aplicadas em relação a 2016, a imunização do carioca está melhor. No ano passado, foram 3.751.156 doses. Em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 5.632.065 doses.
 
Os números não são por acaso. A Prefeitura possui o Programa de Imunizações, que tem como objetivo manter as coberturas vacinais dentro das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Ou seja, controlar, eliminar ou erradicar as doenças imunopreveníveis. 
 
Qual a vacina que você deve procurar? 
Uma das recomendações dos profissionais é que a população se informe sobre as vacinas disponíveis na rede pública e procure as unidades de saúde antes mesmo dos períodos de pico, quando os postos de vacinação têm muita demanda. Por exemplo, o Rio de Janeiro não é foco de febre amarela, mas desde março a Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina de maneira preventiva nas unidades de atenção primária.
 
Enquanto muitas regiões do mundo sofrem com a doença, a Saúde do Rio se antecipou ao problema. O caminho da vacina até chegar ao cidadão carioca é complexo, como você pode ver no gráfico ao lado. Em 2017, até agora, foram 1.613.293 vacinas aplicadas para a doença, contra apenas 29.734, no mesmo período de 2016. Veja os passos percorridos pelas doses que são aplicadas no município:
 



Serviços Serviços