Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Maternidades municipais formam Centro de Referência para o Método Canguru

25/09/2017 16:11:00


Seis maternidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são apontadas pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para o Método Canguru, procedimento no qual o prematuro é unido ao corpo da mãe e, por meio do contato íntimo, pele a pele, visa à troca de aconchego, calor e carinho, estimulando o desenvolvimento dos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Somente este ano, a SMS já promoveu quatro treinamentos de sensibilização de profissionais de nível superior e técnico da rede de assistência materno-infantil.

 

No Estado, a Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, é pioneira na implantação do Método Canguru nas UTIs neonatais do Rio de Janeiro e tem certificação do Ministério da Saúde, tornando-se referência para o método. As maternidades que compõem o Centro de Referência promovem o cuidado intensificado no tratamento dos bebês prematuros, fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê de baixo peso.

 

O envolvimento da mãe é muito importante no processo de desenvolvimento dos bebês, assim como o acolhimento dos prematuros e sua família. O Brasil conta hoje com cinco centros nacionais para o procedimento. Outras práticas neonatais para bebês com baixo peso e prematuros também colaboram para o desenvolvimento dos recém-nascidos, como o projeto dinamarquês "Octo", técnica implantada em 15 países que usam os polvos feitos de crochê para ajudar na posturação do bebê no leito.

 

As maternidades da rede também oferecem práticas como as redes neonatais, nas quais os bebês são acomodados em redes, dentro das incubadoras, estimulando o equilíbrio e desenvolvimento do recém-nascido. Da mesma forma, a imersão terapêutica, técnica que utiliza ofurôs (baldes com água) e movimentos da fisioterapeuta que também apresenta bons resultados.




Serviços Serviços