Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Escola Silveira Sampaio vira o jogo e mostra bons resultados

15/09/2017 16:11:00


Virando o jogo. Este foi o lema escolhido pelos diretores Roberto dos Reis e Jorge Pereira para intitular o Projeto Político Pedagógico para o ano letivo de 2017 da Escola Municipal Silveira Sampaio, localizada em Curicica, na Zona Oeste da cidade. Após um mapeamento da situação da unidade, que se mostrou preocupante, a dupla, com formação em Educação Física, inspirou-se no esporte para apresentar uma nova proposta de trabalho para a equipe de professores e funcionários.

 

O cenário era de um número expressivo de atendimento aos pais dos alunos com problemas disciplinares e baixa frequência; falta de vínculo dos estudantes com o espaço escolar; desânimo de alguns professores e zona de conforto de outros; distanciamento dos pais com relação à escola; e falta de política de valorização da excelência de docentes e discentes.

 

Para eles, a expressão "virando o jogo" representa uma ideia de processo contínuo, como numa numa partida de futebol, onde é preciso ter visões múltiplas do jogo e não se acomodar se quiser alcançar um resultado favorável. O primeiro passo para a mudança do placar foi realizar uma análise de gestão corporativa da escola. Concluíram que era necessário investir em relacionamento; inovar, analisando os riscos que poderiam surgir a cada momento; ocupar todos os espaços da escola (ser permanentemente presente e manter uma fala única) ; e investir no desenvolvimento humano, extraindo o melhor de cada professor, funcionário e aluno.

 

Com o objetivo de identificar expectativas para mudanças, a direção realizou reuniões com as equipes por áreas de conhecimento. Os docentes se juntaram e criaram seus planos de ação. História, Geografia e Inglês, por exemplo, se uniram para um projeto. Matemática e Artes formaram outro grupo.Posteriormente, todos foram convocados para um grande encontro de sensibilização e resgate do orgulho de ser Silveira Sampaio.

 

- Não tínhamos a intenção de culpar ninguém pelos resultados. Pelo contrário, queríamos sensibilizar a equipe de professores para juntos mudarmos o resultado - revelou o diretor Roberto.

 

Também foram criados planos de ação para os alunos, os estudantes passarem a ter responsabilidades, a partir do conceito de direitos e deveres. Foi iniciado, ainda, um controle rigoroso de faltas e atrasos e definido que cada turma do 6º, 7º, 8º, 9º e classes de projeto aceleração) teria dois representantes, um menino e uma menina, eleitos pelos próprios alunos.

 

Os estudantes do 9º ano se tornaram referência para os colegas dos anos anteriores, desde a criação dos dias temáticos. No primeiro bimestre, o tema foi esporte. Cada aluno foi para a escola com a camisa do time de futebol de coração ou de alguma modalidade esportiva com a qual se identificava. Já no segundo bimestre, vestiram ou portaram itens que traduziam a profissão que gostariam de seguir. Quando os alunos dos anos anteriores questionavam o motivo de só os alunos do 9º aluno terem o privilégio dos dias temáticos, os diretores respondiam: "cheguem ao 9º ano".

 

Foram os estudantes do 9º ano que também definiram os temas para o ciclo de palestras profissionalizantes realizado na Silveira Sampaio. Todos os palestrantes convidados estudaram na escola. Um deles foi o professor de Matemática Luiz Felipe Lins, que atualmente leciona na Escola Municipal Francis Hime, em Jacarepaguá, e é conhecido por utilizar metodologias alternativas e pela criação de materiais dinâmicos.

 

Os espaços escolares também foram recuperados através da "Campanha da Tinta", um grande mutirão para doação do material que havia sobrando em casa. A Matemática também foi incluída como inspiração para a pintura, por conta dos resultados muito aquém do desejado. Todos os degraus do prédio foram pintados com as tabuadas, para fazer a escola respirar a disciplina.

 

A ideia deu tão certo que as próximas artes serão feitas nas portas, que também foram recuperadas. No chão serão pintados os ângulos que se formam com movimento de abertura e fechamento das portas. Nelas também serão desenhadas réguas, para trabalhar os conceitos de medidas em centímetro e metros. Jogos matemáticos onde os alunos desafiam os professores foram criados com o objetivo de tornar as aulas vivas e atrativas.

 

As salas de aulas também ganharam mapas para as aulas de Geografia. Na disciplina de artes, novas ideias entraram em ação. Sem climatização. muitas salas sofriam com o calor excessivo, principalmente na parte da tarde. Foi então que a unidade passou a juntar as caixas de leite usadas na merenda, depois, junto com a professora de artes, os estudantes recortaram os objetos e colaram nos basculantes. O material que tem uma parte interna laminada, além de escurecer as salas, tornou-as mais frescas, servindo como um isolante térmico.

 

Com tantas ideias colocadas em prática, os resultados começaram a aparecer. O comparativo dos resultados das provas dos dois primeiros bimestres mostrou que a Silveira Sampaio estava no caminho certo. No 9º ano, por exemplo, 40% dos estudantes apresentaram conceito insuficiente, 46% regular, 13% bom e 1% muito bom no primeiro bimestre. No segundo, o salto foi animador: 22% com conceito insuficiente, 39% regular, 33% bom e 6% muito bom.

 

Acreditando que todo o ser humano precisa de reforço positivo, a dupla de diretores criou a premiação alunos destaques da escola. A direção e a equipe pedagógica definiram os alunos que receberiam o certificado, durante reunião do Conselho de Classe - no 1º bimestre foram escolhidos 41. A seleção não se restringiu aos estudantes com conceito Muito Bom. Os que mais avançaram também foram premiados. Os responsáveis foram convidados para a cerimônia de premiação. No 2º bimestre, o número de premiados mais que dobrou: 86 alunos. A quantidade de convidados também cresceu.

 

- Além dos pais, os avôs, tios e irmãos vieram. O evento se tornou uma referência para a comunidade - lembrou o adjunto Jorge Pereira.

 

A premiação saiu do individual para o coletivo ganhando o nome de turma destaque. Além do certificado, que fica pregado na sala, os alunos ganharam ainda um dia feliz. A data e o que vai ser organizado para comemorar este dia ainda está sendo definido pela direção.

 

- No final do ano vamos escolher a turma super destaque de toda a escola - contou Jorge.

 

Na última terça-feira (dia 12), os dois diretores apresentaram a experiência bem- sucedida para uma plateia composta pelo secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin, coordenadores de CRE e toda a equipe da Subsecretaria de Ensino.

 

- Esses diretores são pessoas que orgulham a rede. O trabalho que eles estão desenvolvendo precisa ser replicado. Com pouco dinheiro, mas muitas ideias e vontade de mudar, eles estão transformando a Silveira Sampaio - disse o secretário. 




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