Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inicia primeira turma de entrevistadores sociais

05/07/2017 09:08:00


A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) inicia, nesta quinta-feira (06/07), as aulas da primeira turma para entrevistador social de 2017. São 30 alunos que deverão atuar nas ações de criação e atualização dos dados socioeconômicos das famílias de baixa renda. O principal objetivo é criar oportunidade de emprego a quem precisa por intermédio do sistema de Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

 

Criado pelo Decreto Federal n° 3.877 de 24/07/2001, o CadÚnico é uma base de dados utilizada como instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, classificadas como aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar total de até de três salários mínimos. Em 2016, a atividade de Entrevistador Social foi reconhecida e incluída pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), sob a codificação n° 4241-30, para identificar os profissionais que realizam o cadastramento das famílias de baixa renda que poderão acessar os programas sociais.

 

A ação do entrevistador social vai ocorrer nos territórios cobertos por um dos 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados no município do Rio de Janeiro, que compreendem todos as áreas (Centro e Zonas Norte, Sul e Oeste).

 

O curso de capacitação acontece nesta quarta. quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Almirante Barroso, 25 - 27ª andar (Sala de Treinamento 2) - prédio da Caixa Econômica Federal/CEF, no Centro. 




Serviços Serviços