Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura monta esquema especial de trânsito para jogo na Arena da Ilha

12/06/2017 16:19:00


O Estádio Arena da Ilha (Ilha do Urubu), na Ilha do Governador, recebe nesta quarta-feira (14/06), às 21h, o jogo Flamengo x Ponte Preta, o primeiro evento no local sob administração do Clube de Regatas do Flamengo. Para garantir a segurança dos torcedores e minimizar possíveis transtornos no trânsito do bairro, a CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias de acesso e entorno do estádio.

 

A operação terá início na madrugada com ações preventivas e contará com a participação de 120 homens, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, com dez veículos operacionais e dez motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.

 

Técnicos da CET-Rio estarão monitorando com câmeras e implantando ajustes na programação dos semáforos através do Centro de Operações Rio (COR). Serão utilizados dez painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio, além de sinalização especial na região, alertando previamente a população com faixas e banners.

 

 

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, portanto não é recomendada a utilização de automóvel particular. Reboques da Prefeitura estarão baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

Com o aumento da demanda na Estrada do Galeão, os motoristas devem evitar circular na região, principalmente no período que antecede o jogo (três horas antes) e duas horas após o término da partida. Os motoristas que não puderem evitar circular na região devem dar preferência à rota pela Estrada das Canárias. 

 

Para sua segurança, os pedestres somente devem realizar a travessia das vias nos locais com semáforos. É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.

 

Além disso, a prefeitura recomenda às pessoas que tiverem vôos partindo do aeroporto Internacional do Galeão que antecipem seus horários de deslocamento, já que existe a possibilidade de retenções na Estrada do Galeão e na Linha Vermelha, em função do jogo e do movimento de saída da cidade (véspera de feriado). 

 

INTERDIÇÕES:

 

Na quarta-feira, às 17h, serão iniciados os bloqueios no entorno do estádio. A ação tem como objetivo garantir a segurança no deslocamento dos torcedores e evitar que vias residenciais sejam ocupadas de forma desordenada por veículos de torcedores.

 

A área de bloqueio compreende as seguintes vias:

 

Rua Haroldo Lobo

Rua Eduardo Nadruz

Rua Amanda Guimarães

Ruas transversais à Eduardo Nadruz (entre Eduardo Nadruz e Amanda Guimarães)

Rua Albert Sabin

Rua Waldir Pereira Nascimento

Rua Emídia Espínola de Araújo

Rua Figueira da Foz

Rua Projetada

Av Carlos Meziano

Praça Elisa Regina

Rua Gentil Cardoso

Rua Joffre Motta e vias internas (Condomínio Rubem Berta)

Av. Francisco Neves

Rua Castorina Faria Lima

Rua Prof. Henrique Roxo

Rua Gustavo Augusto de Rezende

Rua Saturnino de Brito Filho

E demais ruas que dependem de acesso pelas vias listadas

 


 

 

A liberação das vias ocorrerá após o escoamento do público do evento, com previsão de 2h após o término da partida.

 

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO EM DIAS DE JOGOS

 

A partir do primeiro minuto (0h01) do dia de quarta-feira, fica proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias, em ambos os lados:

 

Rua Eduardo Nadruz

Rua Haroldo Lobo

Rua Carlos Meziano

Rua Figueira da Foz

Rua Projetada

Praça Elisa Regina

Rua Francisco Neves

Rua Gustavo Augusto

 

 

Ao todo, cerca de 500 vagas serão suprimidas.
 

 

ACESSO DE MORADORES

 

Além da sinalização com faixas e banners alertando para as alterações de trânsito na região, os moradores estão sendo cadastrados e poderão acessar determinadas vias com o uso de adesivo numerado e identificado colado ao vidro do carro.

 

Panfletos explicativos estão sendo distribuídos pela Superintendência Regional da Ilha para informar sobre as alterações, conforme figura abaixo.  

 

 

COMO CHEGAR:

 

Para chegar ao evento, a prefeitura recomenda a UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO.

 

As linhas de ônibus regulares que atendem a região, todas operadas pelo Consórcio Internorte são: 

 

 

A região conta hoje com uma frota de aproximadamente 270 que ônibus que deverá receber reforço operacional, sobretudo para a saída do evento com operação especial para atender o fluxo de passageiros adicionais.

 

Serviço eventual para o horário de entrada e saída do jogo

 

Por ocasião dos jogos na Arena da Ilha, será operado um serviço eventual entre o Terminal BRT Fundão, na Ilha do Fundão, até a Arena da Ilha, onde o usuário poderá se integrar ao BRT Transcarioca.

 

É necessário o uso do cartão do Bilhete Único, tanto para o pagamento do ônibus quanto o embarque no sistema BRT. O Terminal Fundão dispõe de pontos de venda de recarga do cartão.

 

Além das linhas regulares de ônibus, haverá um serviço especial partindo de pontos da cidade do Rio de Janeiro, oferecido pelo Clube do Flamengo, através do Sistema Sócio Torcedor, na compra do ingresso ou pelo aplicativo: http://flamengo.moovapp.com.br/.



DESVIOS DE ITINERÁRIOS DE LINHAS DE ONIBUS:

 

A partir das 17h (quatro horas antes da partida), serão desviadas as linhas 922, 934 e 935.

 

DESVIOS DE ITINERÁRIOS DO SISTEMA STPL:

 

A partir das 17h, serão desviadas as linhas do Sistema de Transporte Público Local da Ilha do Governador que circula pela região da Portuguesa.


Para a saída do evento, haverá sinalização indicando os pontos de embarque de ônibus e também serão criados bolsões de táxis na Avenida Carlos Meziano, para atender o público do evento.

 

MORADORES CADASTRADOS

 

A Superintendência Regional identificou os carros dos moradores do entorno da Associação Atlética Portuguesa com um adesivo que permitirá trânsito livre aos moradores. Além disso, em reuniões realizadas com os próprios moradores ficou alinhado que não haverá guardadores de carros (flanelinhas) nem vendedores ambulantes dentro do perímetro fechado pela Cet-Rio. Outro destaque acontece por conta do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe), que vai acompanhar as torcidas organizadas até dentro do estádio, o mesmo acontece com a torcida visitante.

 

COMLURB ATUA NO ENTORNO DO ESTÁDIO 

 

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana - COMLURB - vai atuar no entorno do Estádio Ilha do Urubu com uma equipe especial formada por 50 homens. O efetivo utilizará seis veículos, como caminhões compactadores e varredeiras. Cem contêineres serão estrategicamente espalhados pela região para que os torcedores depositem o seu lixo. A operação especial vai ter início às 16h e tem previsão de conclusão às 23h. Serão executados os serviços de varrição manual e mecânica, lavagem hidráulica, coleta de resídios e também haverá fiscalização do Lixo Zero.

 

Destaca-se que, além do aparato extraordinário, a Gerência da Ilha do Governador vai atuar normalmente com suas equipes de rotina a partir das 7h da manhã da quarta-feira. 




Serviços Serviços