Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Procon Carioca fiscaliza salões de beleza na Zona Sul

17/05/2017 10:13:00


O Procon Carioca notificou oito salões de beleza na Zona Sul durante a Semana das Mães. No estabelecimento HB Cabeleireiros, localizado na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, os fiscais encontraram máscara plástica vencida desde 2003 e 21 esmaltes fora da validade. Já o Studio Estilo é Arte, na Rua Barão de Icaraí, no mesmo bairro, apresentou 19 esmaltes vencidos desde 2011. No Stillos, situado na Rua Senador Vergueiro, foram encontrados 17 esmaltes fora de validade. No Vitalité, na mesma rua, foram encontrados 20 batons vencidos.

 

O Instituto de Beleza Maria Bonita, na Rua Nossa Senhora de Copacabana, foi notificado por fiscais do órgão por oferecer serviços sem tabela de preço e produtos de selagem termoativada e queratina fora da validade. O Procon Carioca notificou, ainda, o Wall Coiffeur e o Espaço Simone Costa, na mesma rua, além do Prima Qualitá, na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo.

 

Todos os produtos vencidos ou sem informações de data de validade foram descartados. Em relação aos esmaltes, foram 76 unidades descartadas ao todo. O presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, orienta que o consumidor preste atenção aos produtos utilizados nos salões de beleza:

 

- Na hora de ficar bonita, muita gente acaba não atentando para a validade. Caso note alguma alteração na pele, o consumidor deve suspender, imediatamente, o uso do cosmético e procurar um dermatologista. O alerta serve, inclusive, para evitar a automedicação.

 

Os fiscais não encontraram irregularidades nos seguintes estabelecimentos: os quatro salões da rede Werner na Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema; nos salões Dedo de Moça, Studio Vip, Namastê, Studio Ana K e Copa Hair, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana; nos salões Emir, Sebastian Coiffeur e AR Studio de Beleza, na Rua Senador Vergueiro; e no salão Kissila, na Rua Barão de Icaraí, no Flamengo.

 

Riscos ao consumidor

 

A dermatologista Ana Luiza Villarinho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, alerta que produtos de beleza vencidos podem causar danos à saúde do consumidor:

 

- Após o prazo de validade, o cosmético pode se deteriorar, sofrendo alterações na sua composição química original. Desta forma, podem oferecer riscos principalmente à pele e às mucosas. 

 

Vermelhidão, ardência, coceira e até bolhas podem ser algumas das consequências, assim como reações alérgicas e infecções na pele, por bactérias e fungos.​ 




Serviços Serviços