Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Secretaria de Saúde apresenta resultados da rede de cardiologia

04/05/2017 12:08:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, nesta quinta-feira (4/05), durante o 34º Congresso de Cardiologia da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado), os resultados das redes de cardiologia dos serviços públicos do Rio. A apresentação aconteceu na sala Cardiologia em Foco e abordou os avanços na assistência aos pacientes com infarto agudo do miocárdio desde a implantação da Coordenação Executiva da Rede de Cardiologia, visando a qualificação das unidades de pronto atendimento e colocando em prática a chamada estratégia fármaco-invasiva no tratamento dos pacientes.

 

As Coordenações Executivas de Rede da SMS foram concebidas em julho de 2013, com o objetivo de integrar diferentes unidades de saúde da rede, proporcionando desenvolvimento e melhorias nos cuidados de saúde em diferentes especialidades médicas. Coube à Coordenação da Rede de Cardiologia a tarefa inicial de melhorar os cuidados de pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM) já a partir do primeiro atendimento, nas unidades de urgência e emergência da SMS, como UPAs, CERs, hospitais gerais.

 

O infarto agudo do miocárdio é uma das patologias coronarianas mais frequentes e ausadora de grande número de óbitos e incapacitação de pessoas em idade produtiva. O estabelecimento de fluxos e protocolos para o atendimento de vítimas do IAM e a capacitação dos profissionais das unidades de urgência e emergência permitiu a capilarização e o aumento da abrangência da rede de cardiologia e abriu caminhos para o tratamento de outras patologias e ações em outros cenários clínicos.

 

Com a implantação desse conjunto de medidas – que incluem curso e cartilha criados em parceria com a Socerj e a Secretaria Estadual de Saúde – foi possível aumentar o diagnóstico do infarto no primeiro atendimento nas unidades de urgência e emergência, possibilitando o início precoce do tratamento dos casos de infarto com a medicação específica (fibrinolíticos). Após a pronta administração na medicação na unidade da ponta, na sequência o paciente é encaminhado para a unidade especializada em cardiologia, para a realização da angioplastia.

 

Em 2016, 1.697 intervenções invasivas foram realizadas no Instituto Nacional de Cardiologia (INC) após os pacientes receberem o primeiro atendimento e a medicação indicada em unidades de urgência e emergência (hospitais gerais, UPAs e CERs) municipais. Todas as unidades da SMS usam os protocolos estabelecidos pela Coordenação Executiva da Rede de Cardiologia, que inclui o checklist para terapia fibrinolítica, com os devidos procedimentos a serem feitos até a intervenção invasiva na unidade especializada em cardiologia.

 

No primeiro dia do 34º Congresso de Cardiologia, foi realizado pela Socerj, pela SMS e pela SES curso para capacitar médicos de especialidades diversas que atuam na atenção básica em saúde em todo o Estado. Das 600 vagas abertas, 300 foram destinadas a profissionais de outros municípios. Na ocasião foi lançada cartilha de prevenção às doenças cardiovasculares.

 

O 34º Congresso de Cardiologia da Socerj acontece, até esta sexta-feira (5), no Centro de Convenções SulAmérica (Avenida Paulo de Frontin, 1), na Cidade Nova.

 

A programação completa está disponível no site do evento. 




Serviços Serviços