02/05/2017 09:07:00
Os pacientes das unidades gerenciadas pela Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (RioSaúde) perceberão, a partir destes mês, uma novidade sutil, porém significativa, no atendimento: serão abordados por profissionais instruídos a, mesmo antes de iniciar os procedimentos assistenciais ou administrativos, se apresentar, dizendo "Meu nome é...". A campanha tem como objetivo avançar na humanização do atendimento oferecido pelas quatro unidades gerenciadas pela empresa pública - CER Barra e UPAs de Cidade de Deus, Rocha Miranda e Senador Camará.
A ideia promete promete mudar para melhor a relação entre funcionários e pacientes nessas unidades.
- Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos passar coisas triviais, como se apresentar, cumprimentar e agradecer. Com essa medida simples, queremos aumentar os laços entre o paciente e o profissional, o que trará melhores resultados também do ponto de vista assistencial - disse o o presidente da RioSaúde, Ronald Munk.
Nos Estados Unidos, um estudo conduzido com 6.800 pacientes cardíacos revelou que aqueles que avaliavam positivamente a comunicação com os profissionais de saúde têm resultados clínicos – como adesão ao tratamento e até taxas de hospitalização – até duas vezes melhores, na comparação com quem classificava a interação como ruim.
A necessidade de incentivar os profissionais a se apresentarem não é exclusiva do Rio. Em 2014, campanha semelhante foi lançada na Inglaterra pela doutora Kate Granger, que na época lutava contra um câncer terminal.
- Sendo paciente, minha mulher percebeu que enfermeiros e médicos vinham, examinavam ou faziam algum procedimento sem ao menos dizer ‘oi, sou fulano, vou te atender'. Ela percebeu que faltava o básico da comunicação interpessoal", explica Chris Pointon, embaixador voluntário da campanha desde a morte da mulher, em julho do ano passado.
Ao saber da campanha em curso no Rio, Chris emocionou-se e gravou uma mensagem em vídeo para os colegas brasileiros:
- Meu objetivo na vida agora é continuar o legado da Kate. Eu, de verdade, admiro que vocês estejam aderindo à campanha aí no Brasil.
A campanha repercutiu enormemente na Inglaterra, engajando, inclusive, inclusive o primeiro ministro David Cameron.
Saiba mais sobre a iniciativa no site da RioSaúde.
Sobre a RioSaúde
Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a RioSaúde administra quatro unidades de emergência municipais: CER Barra da Tijuca e UPAs de Cidade de Deus, Senador Camará e Rocha Miranda. Juntas, as unidades já receberam mais de 1 milhão de pacientes, desde o início de operação da empresa pública, em novembro de 2014.
O nível de aprovação aos serviços, medido mensalmente, foi de 92% em março de 2017.