04/04/2017 12:16:00
A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e a MultiRio iniciaram, no final de março (28/03), o projeto "A Arte dos Contos", especialmente dedicado a incentivar o hábito da leitura entre professores e funcionários que trabalham e convivem no cotidiano das escolas de educação integral (Ginásio e Primário carioca). Será realizado um processo continuado de leitura para todos os profissionais que atuam em 62 escolas da Rede Municipal de Ensino em diversos bairros, do Centro à Zona Oeste. Estão na lista de leitura escolas como a Rivadávia Corrêa, República do Peru, Von Martius, Carlos Lacerda, Nicarágua e André Urani.
O objetivo é incentivar a leitura como prática social, uma vez que a cada quinze dias haverá também, uma roda de conversa sobre os textos escolhidos, mediada pelos regentes de sala de leitura, ou por qualquer outro profissional amante do ato de ler.
O projeto, que segue até o fim do ano, faz parte do programa de formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas do município. É uma espécie de compromisso de todos com a educação, de forma simples e constante, refletindo e interagindo com as questões da cidadania e dos sentimentos a partir da leitura de contos, sobretudo da literatura brasileira.
O primeiro semestre será dedicado a autores da virada do século XIX para o século XXI, iniciando por Machado de Assis. O projeto "A Arte dos Contos" contará ainda com textos de João do Rio e de Lima Barreto. A partir de agosto, mais seis autores contemporâneos entrarão: Manoel de barros, Lygia Bojunga, Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro, Sergio Sant'Anna e Adélia Prado.
No decorrer do desenvolvimento do projeto, os participantes serão estimulados a redigir seus próprios contos, para a leitura dos seus alunos. Um conto de cada unidade será selecionado por um grupo de especialistas em leitura para fazer parte de coletânea em formato digital, que será publicada em 2018.