Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Seop avalia parceria para receber imagens de Central de Monitoramento da Barra

09/02/2017 10:01:00


Representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) conheceram, na última segunda-feira (06/02), a Central de Monitoramento da Barra da Tijuca, iniciativa da Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS) com a Associação de Hotéis do Rio (ABIH). A visita marcou o início de mais uma parceria do órgão municipal com o setor privado que pode resultar no compartilhamento das imagens capturadas 24 horas na unidade com o Centro de Operações Rio (COR), que agora faz parte da estrutura organizacional da Seop.

 

Com mais de 100 câmeras, oito postos de trabalho e seis monitores para videowall, a Central cobre pontos estratégicos do Itanhangá à Barra de Guaratiba, incluindo parcialmente áreas da Grande Jacarepaguá (Cidade de Deus, Anil, Gardênia Azul e Curicica) e de três bairros da Zona Sul: São Conrado, Rocinha e Vidigal.

 

Acompanhado do diretor de Operações da GM-Rio, inspetor José Ricardo Soares, o secretário da Ordem Pública, coronel Paulo Amendola, foi recebido pelo diretor técnico da central, Rodrigo Taveira, que apresentou as instalações e a operação do espaço, destacando que o objetivo é contribuir com as autoridades da área de inteligência e prevenção.

 

- Aqui é possível integrar imagens das câmeras de condomínios shoppings, empresas e até residências que desejarem participar. As imagens ficam a serviço dos associados e dos órgãos de segurança - explicou Taveira.

 

O presidente da Associação de Hotéis do Rio, empresário Alfredo Lopes, destacou a importância da parceria na área de segurança, questão estratégica tanto para moradores como para turistas:

 

- Por isso, a rede hoteleira está disposta a colaborar para fortalecer ainda mais essa ferramenta de inteligência e planejamento que é o monitoramento.




Serviços Serviços