Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

IPP lança aplicativo com informações sobre dos pontos geodésicos do Rio

02/01/2017 09:08:00


O Rio de Janeiro tem centenas de pontos geodésicos espalhados por seu território. O último grande levantamento da localização de cada um deles foi feito pelo Iplan-Rio entre 1995 e 1996, para o Catálogo de Pontos Geodésicos. Mas, em 20 anos, outros foram instalados, e alguns já não estão mais onde foram colocados. O ponto geodésico é marcado por uma placa de metal, pilares ou marcos instalados, em geral, em locais considerados "seguros" (a fim de que não sejam removidos), como pátios de escolas, canteiros centrais de avenidas e rodovias.

 

Cada ponto desses é um sinal que indica uma posição cartográfica exata e forma parte de uma rede com outros pontos de mesma natureza.  O Armazém de Dados do Instituto Pereira Passos conta agora com uma versão digital desse catálogo, ampliada não apenas com outros pontos materializados ao longo das muitas campanhas de mapeamento do município de lá para cá, mas também com dados do IBGE e do governo do estado sobre a Região Metropolitana do Rio.

 

O aplicativo já está no ar (http://arcg.is/2illPeB), permitindo aos usuários buscar centenas de pontos mediante sua localização geográfica. Estão disponíveis, também, informações detalhadas extraídas dos antigos e novos catálogos e fichas de informações geodésicas, tais como o tipo de marco utilizado, um breve descritivo dele e um croqui. 




Serviços Serviços