20/12/2016 08:35:00
A Superintendência de Saúde Mental e a direção do Instituto Municipal Philippe Pinel inauguram nesta quarta-feira (21/12) a nova cantina da unidade, integrada às atividades da Cooperativa da Praia Vermelha. Trata-se de projeto criado em 1997, com base nas diretrizes da política de reforma psiquiátrica brasileira, e do qual fazem parte pacientes acompanhados pela rede de saúde mental no município.
Com a ajuda da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da COPPE/ UFRJ, a Cooperativa da Praia Vermelha foi pensada e criada com o objetivo de combater a exclusão social e econômica do paciente de saúde mental, além do preconceito. Os pacientes acompanhados na rede são treinados e trabalham no preparo e venda dos produtos, como fonte de renda. O projeto é considerado um exemplo de sucesso entre as iniciativas de produção e comercialização de alimentos.
Na cooperativa são preparados produtos com farinha integral, açúcar mascavo, castanha do Pará, palmito e gergelim. Além dos biscoitos de castanha, o cardápio oferecido é amplo: pães de castanha e judaico (chalá); bolos de castanha, banana, cenoura e laranja; empadas de palmito, frango e queijo; bombons de castanha e cupuaçu; empadões congelados de palmito e frango; e quiche de quinoa e ovos. Em 2016 foi criado o Café da Praia Vermelha, que vai ocupar o espaço da cantina.
A inauguração da cantina, agora integrada à Cooperativa da Praia Vermelha, contará com atividades que reunirão profissionais, usuários e famílias da rede de saúde mental. A programação começa às 9h, com roda de conversa sobre saúde bucal, por profissionais do CMS Rocha Maia. Às 10 horas, aula de alongamento com educador físico; às 11h apresentação de sapateado com ED e amigos e, às 11h30, do grupo Harmonia Enlouquece, formada por pacientes. Às 14h haverá roda de samba e, às 16h30, inauguração da cantina.
O Instituto Municipal Philippe Pinel fica na Avenida Venceslau Brás, 65, em Botafogo.