10/11/2016 14:43:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: J.P.Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta quinta-feira (10/11), a Clínica da Família Edma Valadão, em Acari. A 107ª unidade da cidade vai beneficiar 30 mil moradores da região. Atualmente, 66% dos cariocas – mais de quatro milhões de pessoas – têm cobertura do programa de saúde da família.
Essa unidade de saúde funcionava, desde 2003, dentro do Ciep localizado na entrada da comunidade. Hoje, ganhou um espaço próprio para garantir um atendimento de qualidade aos moradores da região.
- Finalmente conquistamos um grande marco e conseguimos realizar o sonho de ter uma Clínica da Família para os moradores e funcionários de Acari. Isso é mais um avanço na atenção primária da nossa cidade - disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Com investimentos de R$5,2 milhões, a unidade conta com sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal. No local, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros serviços.
A Clínica da Família Edma Valadão conta com sete consultórios; salas de procedimentos e exames laboratoriais, curativos, imunização, dos agentes, saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança, acolhimento mãe e bebê, hipertensão e diabetes, raio-x e ultrassonografia e esterilização; farmácia e almoxarifado; e centro de cultura e ideias. No local, os pacientes também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
A unidade integra a Área de Planejamento 3.3 – formada por bairros como Madureira, Costa Barros, Irajá e Barros Filho – que conta atualmente com 61,8% de cobertura em saúde da família. Localizada na Avenida Brasil, nº 18.476, a Clínica da Família Edma Valadão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados das 8h ao meio-dia.
Moradora há um ano de Acari, a dona de casa Tainá Rodrigues, 20 anos, é uma das homenageadas na clínica, com foto estampada nas paredes do local.
- Meu filho nasceu nessa unidade de saúde, quando ela ainda funcionava na entrada da comunidade, com pouco espaço e uma estrutura não tão boa quanto aqui. Cheguei lá com muita cólica, mas não deu tempo do transporte do Programa Cegonha Carioca chegar e ele nasceu lá mesmo. Foi tudo no improviso, mas o carinho e a dedicação dos profissionais me deixaram bem tranquila. Desde então, ele virou o mascote da clínica – conta Tainá.
Outras moradoras que fazem coro com Tainá são as amigas Sandra Pacheco, 61 anos, há 60 no Conjunto Amarelinho, e Celma Machado, 67 anos, há 36 em Acari.
- O atendimento daqui sempre foi bom, mas vai ficar melhor ainda com esse espaço, que é muito maior do que o outro onde funcionava a unidade – comemora Sandra.
A clínica da família leva esse nome em homenagem à enfermeira Edma Valadão, que foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e sempre lutou por melhores condições de trabalho da sua classe. Sua trajetória foi marcada pela ética e por gestões democráticas à frente das entidades representativas da enfermagem. Edma faleceu em 1999.
Imagens relacionadas:
