Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega mais duas Escolas do Amanhã na Zona Oeste em homenagem a campeões olímpicos

27/09/2016 12:55:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio entregou, na manhã desta terça-feira (27/09), mais duas Escolas do Amanhã, em Santíssimo, na Zona Oeste, que beneficiarão 720 alunos em horário integral. As duas novas unidades de educação levam os nomes de dois atletas brasileiros, da seleção masculina de vôlei, que ganharam medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

 

- Com esse programa de Escolas do Amanhã, os alunos terão mais aulas de Português, Matemática e Ciências. Além disso, o tempo integral dá oportunidade das mães trabalharem ou dedicarem esse tempo para as tarefas do dia a dia – destacou o prefeito Eduardo Paes.

 

 

A Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Douglas Correia de Souza, atenderá 420 alunos, do 7º ao 9º ano. Já o Espaço de Desenvolvimento (EDI) Medalhista Olímpico Wallace Leandro de Souza, tem capacidade para receber 300 crianças, da creche a pré-escola, com idades entre seis meses e cinco anos e 11 meses.

 

 

- Acreditamos que com mais tempo de aula, de atividades diferenciadas, certamente os alunos farão uma escola de muita qualidade. Se frequentarem essas escolas assiduamente, terão muito sucesso – explicou a subsecretária municipal de Educação, Helena Holperin.

 

 

Localizada na Rua Otto Maria Carpeaux, s/nº, a Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Douglas Correia de Souza possui sala de leitura equipada com computadores, sala de apresentações, laboratório de Ciências, quadra coberta, refeitório e salas de aula climatizadas. A acessibilidade do espaço também está garantida e conta com elevador, piso tátil e informações em braile nos corrimãos das rampas, nas portas das salas e do banheiro.

 

 

Estudante do 7º ano da nova escola de Santíssimo, Ketlen Vitória Pereira, de 14 anos, não poupou elogios a mais recente unidade de educação da região:

 

 

- Essa escola é muito melhor da outra que estudava porque está toda nova e com excelentes condições para os alunos. Parece até com algumas particulares que já entrei. É um sonho mesmo. Temos laboratório de Ciências e até uma quadra coberta.

 

 

Já o EDI Medalhista Olímpico Wallace Leandro de Souza, que fica na comunidade Jardim Terra Firme, na Rua José Otávio Correa Lima, s/nº, conta com sala de atividades, berçários, sala multiuso, biblioteca, refeitório, banheiro para pessoas com deficiência, lactário e parquinho. O espaço foi criado para proporcionar aprendizagem e desenvolvimento, com materiais e livros apropriados para cada faixa etária, além de contar com educadores especializados, sendo um deles professor de Educação Infantil.

 

 

A dona de casa Cíntia Paulino, 34 anos, mora na mesma rua do EDI aberto hoje, e espera conseguir um emprego durante o período que a filha Maria Isabel, de 1 ano e 2 meses estiver na escola:

 

 

- Minha filha ainda é pequena e estava insegura de colocá-la em qualquer lugar. Mas quando conheci essa creche não perdi tempo e vim correndo procurar saber da inscrição. Com ela na escola o dia todo, vou poder procurar um trabalho.

 

 

Construídas pela Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, as unidades integram o programa Escolas do Amanhã, que implanta o ensino integral na Rede Municipal de Ensino. As quatro Fábricas de Escolas do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade: na Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das escolas nos bairros de Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba, Sepetiba, Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.

 

 

Além destas duas Escolas do Amanhã, outras 16 unidades de ensino, 15 com nomes de atletas olímpicos e uma de para-atleta, ganharam nome de medalhistas. A ideia de homenagear os medalhistas do Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem como objetivo reconhecer o esforço e a superação dos atletas brasileiros, além de incentivar as novas gerações. Pelo decreto nº 42077, do dia 3 de agosto, as novas Escolas Municipais, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e Clínicas da Família a serem entregues à população carioca ainda no exercício de 2016 levarão, excepcionalmente, nomes de atletas brasileiros medalhistas nestas duas competições.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços