Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega dois Espaços de Educação Infantil em Guaratiba

22/09/2016 15:38:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


Os moradores de Guaratiba ganharam, nesta quinta-feira (22/09), duas novas unidades escolares construídas pelo programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. Os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) Padre Carlos Henrique de Souza e Medalhista Paralímpico Ricardo Costa de Oliveira (atleta que conquistou medalha de ouro no salto em distância nos Jogos Rio 2016) vão atender 300 alunos cada, beneficiando 600 crianças da região.

 

 

Construídos na Rua Silvania, os novos EDIs receberão crianças da creche à pré-escola, de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade. As unidades integram o programa Escolas do Amanhã, responsável por implantar o ensino integral na rede municipal, em turno de sete horas de aulas.

 

 

 

- Esses são espaços com qualidade em que as crianças terão a oportunidade de construírem um futuro melhor - disse o prefeito Eduardo Paes.

 

 

As duas unidades contam com salas de atividades, berçários, lactários, refeitórios, bibliotecas com livros apropriados para cada faixa etária, área administrativa, solário e parquinho. Os prédios, ambos de três andares, são totalmente acessíveis, com elevadores, banheiros para pessoas com deficiência, pisos táteis e informações em braile nas portas e corrimões.

 


- Aqui tinha uma escolinha de madeira que teve que ser demolida porque o cupim acabou com ela. E, hoje, a prefeitura nos entrega duas novas unidades com muita qualidade. Com essas, a nossa região já soma 24 EDIs e 17 escolas entregues pela prefeitura – destacou a coordenadora regional de educação da 10ª CRE, Maria das Graças Gonçalves.

 

 

Os dois prédios possuem fachadas com quebra-sol, protegendo-os contra a incidência direta do sol e permitindo a passagem de correntes de ar, tornando os espaços escolares mais confortáveis e arejados. Além disso, as estruturas das escolas possuem um sistema construtivo mais ágil, composto por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção.

 

 

Os projetos tiveram como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética, com emprego de materiais sustentáveis. Todos os ambientes receberam tratamento acústico, com a utilização de forros e painéis de vedação termo acústicos e esquadrias especiais.

 

 

Para a bordadeira Vânia Alves do Rosário, de 45 anos, mãe da Ana Beatriz, de 4 anos, que vai estudar no EDI Padre Carlos Henrique de Souza, o novo modelo de ensino com aula em tempo integral vai ajudá-la a aumentar a sua produtividade:

 

 

- Trabalho em casa como bordadeira, mas a Bia me interrompe muito, mexe no material e isso me atrapalha bastante porque tenho que ficar dividindo a atenção com ela. Agora, com mais tempo na escola, além de saber que ela vai se desenvolver melhor, vou poder me dedicar mais ao trabalho e fazer mais coisas. Acho que até o dinheiro vai aumentar um pouquinho.

 

 

Já para a dona de casa Luciene Souza de Oliveira, de 33 anos, ter a filha Evelyn, de 2 anos, no ensino em tempo integral do EDI Medalhista Paralímpico Ricardo Costa de Oliveira será o primeiro passo para a cura da depressão que enfrenta:

 

 

- Eu sempre fui muito ativa, mas quando a Evelyn nasceu tive que largar o emprego e acabei entrando em depressão. Hoje, faço tratamento psicológico na Clínica da Família, mas voltar ao trabalho é o que vai me curar. Não tenho condições de pagar uma pessoa para cuidar dela, por isso, essa escola em tempo integral vai ser tudo de bom.

 

 

 

Este EDI é a primeira homenagem da prefeitura aos atletas paralímpicos do Brasil que conquistaram medalha nos Jogos Rio 2016. Natural de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, Ricardo Costa de Oliveira, medalhista de ouro no salto em distância na categoria T11, ficou cego por conta da Doença de Stargardt, uma forma de degeneração macular juvenil que causa perda de visão progressiva.

 

 

 

Outras 13 unidades de ensino com nomes de atletas olímpicos já foram entregues à população da Zona Oeste, conforme decreto nº 42.077, do dia 3 de agosto, que instituiu que as novas Escolas Municipais, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e Clínicas da Família a serem entregues ainda no exercício de 2016 levarão, excepcionalmente, nomes de atletas brasileiros medalhistas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 

 

Na série de homenagens aos atletas já foram abertos o EDI Medalhista Olímpica Rafaela Lopes Silva, em Magalhães Bastos; o EDI Medalhista Olímpico Isaquias Queiroz, a Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpica Bárbara Seixas de Freitas e o EDI Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu, em Guaratiba; o EDI Medalhista Olímpico Rafael Carlos da Silva, em Santíssimo; o EDI Medalhista Olímpico Erlon de Souza Silva, EDI Medalhista Olímpica Poliana Okimoto, Escola Municipal Primário Medalhista Olímpico Robson Donato Conceição e Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Thiago Braz da Silva, em Santa Cruz; o EDI Medalhista Olímpico Arthur Nory Oyakawa Mariano, Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Diego Matias Hypólito, e Escola Municipal Ginásio Mayra Aguiar da Silva, em Inhoaíba; e o EDI Àgatha Bednarczuk Rippel, em Curicica.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços