23/09/2016 12:56:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio entregou, na manhã desta sexta-feira (23/09), mais duas Escolas do Amanhã em comunidades carentes da cidade: os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) Medalhista Olímpico Maurício Luiz de Souza, no Az de Ouro, em Anchieta, na Zona Norte, e Medalhista Olímpico Sérgio Dutra Santos, no Batan, em Realengo, na Zona Oeste. As duas unidades de ensino atenderão 300 crianças cada, da creche à pré-escola, em horário integral. O nome dos EDIs é uma homenagem aos atletas da seleção brasileira de vôlei, que conquistaram medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Construídos pela Fábrica de Escolas do Amanhã, os EDIs atenderão crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses. As novas unidades de Educação da cidade contam com salas de atividades, berçários, bibliotecas, parquinho, solário e refeitório. Esse novo modelo de educação para a primeira infância proporciona aprendizagem e desenvolvimento em espaços criados especialmente para as crianças, com materiais e livros apropriados, além de professores de Educação Infantil educadores especializados.
A subsecretária municipal de Educação, Jurema Holperin, explicou sobre a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças:
- Quando temos um bom trabalho na Educação Infantil, conseguimos dar às crianças um caminho de sucesso. Quanto menor a criança e quanto mais se investe nesta etapa da vida delas, temos como resultado um país melhor.
O projeto tem como base preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética, com emprego de materiais sustentáveis. As estruturas das escolas possuem um sistema construtivo mais ágil, composto por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção.
Moradora da comunidade Az de Ouro desde que nasceu, há 34 anos, a auxiliar de enfermagem Rosália de Souza, comemorava o ingresso da filha Geovana, de 4 anos, no EDI Medalhista Olímpico Maurício Luiz de Souza. Além da satisfação da mãe, Geovana também demonstrava felicidade enquanto brincava no parquinho da escola. Com sorriso estampado no rosto, a menina chamava a atenção da mãe e gritava a todo momento: " Mãe, eu estou adorando minha escola nova!"
- Minha filha estudava em escola particular, mas com esse EDI perto da minha casa e com essa estrutura maravilhosa eu não tinha como não tentar uma vaga aqui. Sem contar que a economia que vou fazer com o valor que pagava na mensalidade vai ser para investir nela. As professoras são ótimas e muitas educadoras são daqui da comunidade. Isso traz mais tranquilidade e segurança para os pais – disse Rosália.
Na comunidade do Batan, a dona de casa Rosemeri Souza, 40 anos, também estava confiante com o EDI Medalhista Olímpico Sérgio Dutra Santos, onde seu filho Welinton, de 3 anos, vai estudar pela primeira vez:
- Não tenho dúvida que essa escola vai ajudar muito meu filho a se desenvolver e ter um futuro legal. Vai ser bom para ele, que fica muito tempo comigo, e para mim que vou poder correr atrás de um emprego.
Além destes dois EDIs, outras 14 unidades de ensino, 13 com nomes de atletas olímpicos e uma de para-atleta, já foram entregues à população. A ideia de homenagear os medalhistas do Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem como objetivo reconhecer o esforço e a superação dos atletas brasileiros, além de incentivar as novas gerações. Pelo decreto nº 42077, do dia 3 de agosto, as novas Escolas Municipais, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e Clínicas da Família a serem entregues à população carioca ainda neste ano levarão, excepcionalmente, nomes de atletas brasileiros medalhistas.
Imagens relacionadas:
