01/09/2016 13:12:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio entregou, na manhã desta quinta-feira (01/09), a primeira Clínica da Família de Curicica, na Zona Oeste da cidade, que atenderá 24 mil moradores das comunidades Asa Branca, Parque Carioca, Pitimbú, Santa Maura, Bandeirantes, Minha Praia e Morada dos Passarinhos. A Clínica da Família Maicon Siqueira é em homenagem ao lutador brasileiro de taekwondo que conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A cidade passa conta com 96 Clínicas da Família em 59 bairros.
- Um espaço de saúde como esse é prioritário porque as pessoas fazem aqui a medicina preventiva, a atenção primária, que permite que elas não fiquem doentes – disse o prefeito Eduardo Paes.
A nova unidade de saúde possui oito equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. No local, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que a equipe da Clínica da Família é treinada e especializada para atender a população:
- Desde cedo os moradores do entorno estão aqui na clínica se cadastrando para receberem atendimento que já começa hoje a partir das 14h. Cada equipe de saúde está apresentando aos usuários as salas com cada atendimento como o cuidado das crianças, do diabetes e da hipertensão.
A Clínica da Família Maicon Siqueira possui salas de consultórios, ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, farmácia e almoxarifado. Uma Academia Carioca será instalada ao lado desse espaço de saúde para melhorar a qualidade de vida dos usuários com a prática de atividade física.
Moradora da comunidade Asa Branca, a aposentada Vilma Rosa dos Santos, 66 anos, estava satisfeita com a implantação da unidade de saúde próximo de casa:
Com o objetivo de reconhecer o esforço e superação dos atletas brasileiros e incentivar as novas gerações, decreto publicado no Diário Oficial do Município do último dia 3, determina que todas as novas unidades educacionais e Clínicas da Família entregues para a população carioca em 2016 tenham o nome de atletas brasileiros medalhistas olímpicos e paralímpicos nos Jogos do Rio.
Quem também comemorou a instalação da nova Clínica da Família foi Brenda Oliveira, de 18 anos, que está há apenas 4 meses na cidade, idade da sua filha Ana Júlia:
- Saí da Bahia para morar com o meu irmão na Asa Branca e senti falta de um hospital ou posto por perto para vacinar e marcar consultas para a minha filha. Agora tem esse lugar bonito bem perto de casa.