26/08/2016 13:35:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio entregou aos moradores da Zona Norte, nesta sexta-feira (26/08), a Clínica da Família Ivanir de Mello, no espaço do Parque Olímpico de Deodoro. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a unidade serviu como posto de saúde para atender os envolvidos nas competições realizadas naquele complexo esportivo. A nova clínica vai beneficiar 24 mil pessoas que residem nas comunidades Pro Mar 1 e 2 e Parque Anchieta, além de moradores de Ricardo de Albuquerque e Deodoro. A cidade passa a contar com 95 clínicas da família em 58 bairros.
Com quatro equipes de saúde da família (Nazaré, José Mota, Toscana e Acarape) e duas de saúde bucal, a clínica funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados até o meio-dia. Cada equipe fará, em média, 400 consultas por mês. O nome do espaço é uma homenagem ao médico e coronel do exército que foi secretário estadual de Saúde na década de 90.
- A Clínica da Família é um lugar de saúde, não de doença. É um espaço de prevenção, onde 80% dos problemas serão resolvidos, evitando que as pessoas precisem buscar atendimento nas emergências dos grandes hospitais. Aqui, as pessoas serão tratadas por um médico da família que ficará responsável por acompanhar e cuidar da população para que não fique doente – disse o prefeito Eduardo Paes.
Na nova unidade, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As Clínicas da Família, além de consultórios, contam com salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca, com equipamentos para melhorar a capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. O investimento foi de R$ 5,2 milhões.
- Os profissionais que vão atuar aqui tiveram um treinamento intenso e os médicos da família são especializados em cuidar de crianças, gestantes, adultos, mulheres, idosos. Com essa unidade, a cidade atinge uma cobertura de 55,6% do Programa de Saúde da Família e soma 4 milhões de pessoas atendidas - ressaltou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A Clínica da Família Ivanir de Mello faz parte da Área de Planejamento (AP) 3.3, que abrange os bairros de Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Honorio Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino Bocaiúva, Rocha Miranda, Turiaçu e Vaz Lobo. A região já conta com 13 Clínicas da Família, 14 Centros Municipais de Saúde (CMS), quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), dois hospitais gerais e dois hospitais maternidades.
Moradora da Estrada Marechal Alencastro, onde está localizada a clínica, a técnica de enfermagem de 35 anos, Marcela Teixeira, mãe do pequeno Cauã, de 35 dias, não vê a hora de poder levar o filho ao pediatra e dar as primeiras vacinas:
- Essa clínica na porta de casa vai facilitar bastante porque antes eu tinha que procurar atendimento em Sulacap. Agora, com um bebê, vai ser muito bom porque eu vou vir andando para as consultas, exames e vacinação. Acho excelentes os serviços que serão oferecidos aqui e também o fato de poder fazer tudo no mesmo lugar, consultas e exames, além da distribuição de remédios, o que já ajuda financeiramente.
Outra que aguarda ansiosamente por atendimento é a aposentada Sueli Ferreira de Freita, de 64 anos. Segundo ela, a entrega da nova unidade é a realização de um sonho dos moradores daquela região:
- Achei o máximo ter uma clínica na frente de casa. Estávamos precisando muito e, agora, pretendo me consultar com ortopedista, além de cuidar da diabete e da pressão alta. Antes eu buscava atendimento na Vila Militar ou na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ricardo de Albuquerque. Sem contar que esse terreno era um matagal perigoso e sem segurança, mas agora ficou ótimo com essa clínica. E tudo isso, junto com a área de lazer que ganhamos com o Parque Radical, ficou ainda mais maravilhoso.
O Complexo Esportivo de Deodoro, que conta com cinco instalações esportivas - o Centro Olímpico de BMX, o Centro Olímpico de Hóquei, o Estádio de Canoagem Slalom, a Pista de Mountain Bike e a Arena da Juventude - foi palco de 11 modalidades esportivas durante os Jogos Rio 2016. Nas Paralimpíadas, sediará quatro competições. Após os Jogos, parte do palco das disputas por medalhas olímpicas se transformará na segunda maior área de lazer da cidade, batizado de Parque Radical. Nele, o estádio de canoagem voltará a ser uma piscina pública e o Centro Olímpico de BMX será novamente aberto à população.
Imagens relacionadas:
