Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Campo Olímpico de Golfe recebe prêmio da principal revista especializada no esporte

26/07/2016 11:24:00  » Autor: Fonte: RMC / Foto: Renato Sette Camara


A revista americana Golf Digest, a mais importante publicação de golfe do mundo, concedeu ao Campo Olímpico de Golfe dos Jogos Rio 2016 o prêmio Green Star Award 2016, para campos que se destacam na proteção ao meio ambiente. É a primeira vez que o prêmio anual é concedido a um campo fora dos Estados Unidos. Segundo a revista, o Campo Olímpico de Golfe foi premiado por ter sido construído sob rígidos parâmetros ambientais.

 

 

A Golf Digest cita em sua edição de agosto o laudo emitido por um perito convocado pela Justiça do Rio de Janeiro, que concluiu que a criação do campo contribuiu para o crescimento da biodiversidade na área. A obra aumentou em 167% a presença de vegetação nativa e mais do que dobrou a fauna no local desde junho de 2013. Em parte das décadas de 80 e 90, o terreno havia sido deteriorado por extração de areia e utilização como depósito de pré-moldados de concreto.

 

 

Construído inteiramente pela iniciativa privada, o Campo Olímpico de Golfe é gerenciado desde novembro pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG). A entidade também vai administrar o local após os Jogos. O campo será aberto à população por 20 anos e quem quiser jogar pagará uma taxa, chamada de green fee. As competições durante os Jogos acontecem entre os dias 11 e 14 (masculino) e entre 17 e 20 agosto (feminino).

 

 

Durante a construção e mesmo com o campo pronto, a equipe de manutenção é proibida de utilizar produtos químicos para exterminar vegetação invasora – tudo é retirado manualmente. Também não são permitidos fertilizantes artificiais: o time do Campo Olímpico de Golfe produz os próprios nutrientes a serem absorvidos pela grama com materiais orgânicos.

 

 

Segundo a revista, "o que nos convenceu a conceder esta honraria ao Campo Olímpico de Golfe do Rio foi uma família de corujas-buraqueiras que vive lá. Elas são o perfeito símbolo de como o golfe pode ser praticado em harmonia com a natureza".

 

 

O local será a sede nacional do programa Golfe para a Vida, um projeto de inclusão social por meio do golfe, que já capacitou mais de 350 professores de educação física e colocou quase 80 mil pessoas – a maioria crianças – em contato com o esporte em escolas públicas e privadas, centros olímpicos, comunidades carentes e em eventos. O campo também abrigará uma academia para iniciantes no esporte e para jogadores de alto rendimento.




Serviços Serviços