01/06/2016 13:23:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta quarta-feira (01/06), a primeira Clínica da Família da Abolição, que beneficiará 21 mil moradores da região. Com um investimento de R$5,2 milhões, a Clínica da Família Luiz Celio Pereira é a 89ª da cidade, que já conta com 55% dos cariocas cobertos pelo programa Saúde da Família. A meta da Prefeitura do Rio é chegar até o fim de 2016 com 70% dos moradores da cidade atendidos.
- O que nos levou a investir tanto em saúde nos últimos anos foi a economia que a Câmara dos Vereadores fez no seu orçamento, de reservar R$240 milhões para a prefeitura aplicar em saúde na cidade - explicou Paes.
A nova unidade de saúde conta com uma Academia Carioca, cinco equipes de saúde da família e três de saúde bucal, consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado. Na Clínica da Família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré- natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação. No local também é possível retirar, gratuitamente, medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância da clínica para a região:
- Essa Clínica da Família cobre 100% de saúde do bairro da Abolição. Ela vai fazer todo o cuidado de atenção básica com os moradores desta área. É uma unidade de saúde que foi desenhada e projetada para cuidar dessa população que nunca teve atendimento de atenção primária. Isso completa mais um ciclo da meta da prefeitura de sair de 3,5% de cobertura de saúde em 2008 para 70% até o fim desse ano.
A Clínica da Família Luiz Celio Pereira integra a Área de Planejamento (AP) 3.2, que abrange os bairros do Méier, Inhaúma, Higienópolis, Maria da Graça, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, São Francisco Xavier, Rocha, Riachuelo, Piedade, Sampaio, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Cachambi, Engenho de Dentro, Água Santa, Encantado, Jacarezinho, Pilares e Abolição. Com a inauguração, a área passa a ter 52% de cobertura de saúde da família, com 32 unidades na região, sendo 11 clínicas da família, nove centros municipais de saúde, uma policlínica, um centro de reabilitação, dois hospitais, cinco centros de atenção psicossocial, um instituto psiquiátrico, uma UPA e uma maternidade.
Moradora da Abolição há 25 anos, a aposentada Maria das Graças Vilardo, 64, disse que a primeira Clínica da Família do bairro vai ajudá-la nos cuidados da saúde de toda a família:
- Essa clínica vai facilitar muito o cuidado com a saúde da minha família, principalmente, por ser perto de casa e não ter custos com passagem. Sem dúvida, vou cuidar da minha hipertensão aqui.
O nome da nova Clínica é uma homenagem a Luiz Celio Pereira, que foi morador do Conjunto dos Ferroviários, na região, e militante em prol da saúde e educação da área.
O mais novo espaço de atenção primária da cidade fica na Rua da Abolição, 303, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Imagens relacionadas:
