Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Subprefeitura da Zona Norte 1 inscreve para casamento coletivo até este sábado

20/05/2016 13:44:00


Casais moradores da Zona Norte do Rio, interessados em oficializar a união estável, têm um motivo a mais para comemorar. A Subprefeitura da Zona Norte 1 vai promover, em setembro, a terceira edição do casamento coletivo, com direito a uma grande festa no Parque Madureira. Quem quiser trocar as alianças deve se apressar: as inscrições serão encerradas às 14h30 deste sábado (21/05), na sede da subprefeitura na Rua Luiz Coutinho, nº 576, em Guadalupe. Mais de 150 casais já estão inscritos.

 

 

Para dar entrada ao processo matrimonial, o casal deve apresentar identidade, carteira de trabalho ou habilitação; certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência (conta de luz, gás ou telefone) recente. Os documentos são necessários para dar entrada no cartório. Quem tiver dificuldades com relação à documentação, há um serviço especial que tentará recuperar as informações necessárias para deixar tudo em ordem. Caso os noivos sejam divorciados ou viúvos, é preciso atestar a condição por meio de certidão específica.

 

 

— É a realização do desejo de muita gente e a concretização de um passo importante na vida destas pessoas. Essa ação possibilita o acesso de forma mais facilitada a direitos que deixam de ser obtidos pela falta de um simples documento. A oficialização diante da justiça permite, posteriormente, uma série de outras providências legais, como nos casos de requisição de seguro saúde conjunto, benefícios do INSS, entre outros —explicou André Santos, subprefeito da Zona Norte 1.

 

 

Neste sábado, a subprefeitura realiza um mutirão para ajudar os moradores da região a tirar primeira e segunda vias de certidão de nascimento e óbito, segunda via de certidão de casamento e identidade. A ação tem o apoio das entidades envolvidas com a realização e organização do casamento coletivo, como a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-Rio), a Associação de Notários e Registradores do Estado do Rio (Anoreg-RJ), a Defensoria Pública do Estado e o Detran. Esses órgãos integram Comitê Gestor Estadual de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica.

 

 

— O casamento coletivo é uma forma de inclusão realizada em apenas um dia, possibilitando a regularização da união perante a lei — explicou a coordenadora de Ações Sociais da Arpen-RJ, Denise Reis.

 

 

Em média, os custos para a oficialização de uma união pode chegar a R$ 1,2 mil. A cerimônia coletiva ficará a cargo do 14º Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, de Madureira. Marcada para 17 de setembro, no Parque Madureira, a cerimônia será terceira edição do evento. As duas anteriores foram organizadas em junho e dezembro de 2015, quando quase 60 casais tiveram a chance de oficializar suas uniões.

 

 

Dayana Alexandre, de 30 anos, foi uma das que entrou na fila para conseguir realizar um desejo antigo. Vivendo há 10 anos com o companheiro, Eduardo Belfort, de 39, ela conta que eles nunca tiveram dinheiro para dar entrada na papelada e oficializar a união.

 

— Estava na Vila Olímpica de Rocha Miranda, onde faço atividades físicas quando ouvi falar da iniciativa. Conversei com o meu marido e finalmente vamos poder apresentar aos amigos e vizinhos a certidão, por isso estou feliz e ansiosa. Já entrei na internet para ver todas as coisas, vestido, sapato e arranjos. Acho que vai significar um recomeço ao lado dele.

 

Bairros da Zona Norte 1

 

Bonsucesso, Olaria, Ramos, Brás de Pina, Penha, Penha Circular, Colégio, Irajá, Campinho, Vicente de Carvalho, Honório Gurgel, Madureira, Anchieta, Guadalupe, Mariópolis, Vila da Penha, Vila Kosmos, Vista Alegre, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Quintino Bocaiuva, Rocha Miranda, Turiaçú, Vaz Lobo, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Acari, Barros Filho, Coelho Neto, Costa Barros, Parque Colúmbia, Pavuna, Baixa do Sapateiro, Conjunto Pinheiros, Marcílio Dias, Maré, Nova Holanda, Cordovil, Jardim América, Parada de Lucas, Vigário Geral, Parque União, Praia de Ramos, Roquete Pinto, Rubens Vaz, Timbaú, Vila do João, Vila Esperança e Vila Pinheiro.
 




Serviços Serviços