29/04/2016 13:16:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (29/04), mais duas Escolas do Amanhã na Zona Oeste da cidade, que atenderão em tempo integral 1.020 alunos da região. Em Cosmos, foi entregue o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Jancintha Reis Ferreira e, em Inhoaíba, a Escola Municipal Primário Professor Antônio Boaventura.
Paes destacou a importância dos investimentos em educação para ajudar a população a ter um futuro de qualidade:
- O nosso esforço é tentar fazer com que esse, que é o investimento na formação das crianças, possa ser cada vez mais qualificado. Nas escolas, a gente faz a criança se preparar para o futuro. Nossa aposta em educação é muito grande porque é capaz de transformar a vida das pessoas. Vamos continuar avançando e investindo em educação na cidade.
Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas diárias. Uma das medidas adotadas para alcançar esta meta é a implantação do Programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, onde os alunos passam a ter mais tempo de aulas de Português, Matemática e Ciências. Até dezembro, terão sido entregues apenas neste ano 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Ao longo dos oitos anos desta administração, mais de 300 unidades de ensino terão sido construídas na cidade.
- Chegar ao final desse ano com 35% da nossa rede de alunos, que é a maior da América Latina, em horário integral, com mais aulas de Português, Matemática e Ciências, com uma grade de ensino muito mais preparada para essas crianças terem oportunidades que muitas vezes seus pais não tiveram, é uma grande satisfação – enfatizou o secretário executivo de coordenação de Governo, Pedro Paulo.
As unidades construídas pelas Fábricas de Escola são instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu, Sepetiba, Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba, Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.
- Nessas escolas os alunos vão se alimentar e ficar durante sete horas com professores bem formados. Aqui junta tudo: educação de qualidade, competência e compromisso. Elas vão ajudar a garantir o sucesso dessas crianças – disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.
Essas novas unidades escolares incluem Espaços de Desenvolvimento Infantil (creche e pré-escola), Primários (1º ao 6º ano) e Ginásios (7º ao 9º) e trazem benefícios para alunos, professores e diretores, possibilitando maior foco do trabalho pedagógico e uma infraestrutura do prédio adequada a cada etapa de desenvolvimento.
Moradora de Cosmos, a dona de casa Alessandra de Oliveira, 35 anos, disse estar bastante segura em deixar a filha Rayane, 3, no novo EDI da região:
- Essa escola foi uma bênção para mim, porque é pertíssimo da minha casa e me dá a tranquilidade de deixar minha filha aqui o dia todo para ter mais tempo de cuidar da minha outra filha especial, que requer mais cuidados meus. Não teria condições de pagar uma escola particular se não fosse essa da prefeitura que recebeu tão bem minha menina.
O projeto das Escolas do Amanhã, desenvolvido pela Riourbe, é baseado em conceitos de economia, segurança e eficiência energética com a utilização de materiais sustentáveis. As salas de aula são climatizadas e possuem tratamento acústico. As unidades atendem às normas de acessibilidade, com desenho universal que permite a utilização das áreas.
Imagens relacionadas:
