Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura duas Escolas do Amanhã no Anil

14/04/2016 12:07:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Paula Johas


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã desta quinta-feira (14/04), duas Escolas do Amanhã no Anil, em Jacarepaguá. As unidades vão beneficiar 1.140 crianças e adolescentes da região. Construídos pela Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, o EDI Professora Norma Andrade Nogueira vai atender 300 alunos da Educação Infantil e a Escola do Amanhã Ginásio Aleksander Henryk Laks beneficiará 840 alunos do 7º ao 9º ano.

 

 

-  É uma alegria muito grande entregar escolas na cidade. Com o programa Fábrica de Escolas podemos chegar a 2020 com todas as crianças estudando em tempo integral. A prefeitura faz Olimpíada, ajeita a cidade, mas não deixa de investir em saúde e educação – destacou Paes.

 

 

Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Entre as medidas adotadas para alcançar a meta está o Programa Fábrica de Escolas do Amanhã. Até dezembro, terão sido entregues neste ano 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Ao longo dos oitos anos da atual administração, a Prefeitura do Rio terá construído mais de 300 unidades de ensino.

 

 

- É um orgulho muito grande entregar essas duas construções fantásticas para os nossos alunos. Aqui eles vão estudar o dia inteiro e terão mais aulas de Português, Matemática e Ciências. O resultado dos alunos que ficam em horário integral na escola é sempre muito melhor – explicou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny. 

 

 

As escolas em tempo integral atendem em turno de sete horas, seguindo o modelo dos países que mais avançaram em educação nas últimas décadas.  Essas unidades também apresentaram aumento expressivo nos resultados pedagógicos. No IDEB 2013, os Anos Iniciais avançaram 17% em relação a 2009 (4,7 para 5,5), enquanto que nos Anos Finais o crescimento foi ainda maior, alcançando os 51,4% (3,5 para 5,3).

 

 

A dona de casa Rosana de Lima, 42 anos, levou o filho Carlos Henrique, 13, para a nova escola onde cursará o 7º ano e ficou impressionada com o modelo de ensino:

 

 

- Meu filho está bastante animado em passar mais tempo na escola. Com certeza, se estão oferecendo mais aulas e mais tempo na escola é sinal de que será para o bem dos alunos. Aqui ele terá mais chances de sucesso no futuro.

 

 

As unidades construídas pelo programa Fábrica de Escolas são instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu, Sepetiba, Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Inhoaíba, Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.

 

 

O projeto das edificações escolares - coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras - tem como base preceitos construtivos de modularidade, segurança, sustentabilidade, economia e eficiência energética com emprego de materiais sustentáveis. Todos os ambientes escolares recebem tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente.

 

 

Desde 2009, a Prefeitura do Rio inaugurou ou reformou na 7ª Coordenadoria Regional de Educação, que administra a área que receberá a nova unidade, 27 Espaços de Desenvolvimento Infantil e cinco escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que toda a região receba mais 12 novas unidades escolares, sendo seis EDIs e seis escolas.

 

 

O Fábrica de Escolas do Amanhã homenageia o ex-governador Leonel Brizola que, de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços