04/03/2016 15:38:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes deu prosseguimento, nesta sexta-feira (04/03), ao programa Prefeitura Itinerante na Zona Oeste, onde inaugurou mais cinco escolas na região. Construídas pelo programa Fábricas de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, as novas unidades vão beneficiar 3.220 alunos de Guaratiba, Sepetiba, Inhoaíba e Cosmos. Só nesta semana, a prefeitura inaugurou 12 unidades escolares na Zona Oeste da cidade, que somadas têm capacidade para atender a 6.740 estudantes.
- Não tenho dúvida de que a aposta no futuro se dá com educação. Por isso, estamos investindo e colocando mais aulas de Matemática, Português e Ciências para os alunos da rede municipal de ensino. E tudo isso em escolas qualificadas para que os alunos fiquem mais tempo dentro delas estudando. Isso tudo contribui para o futuro dessas crianças – explicou o prefeito.
As unidades inauguradas foram a Escola Municipal Ginásio Professor Jorge Luiz Itaboraí de Almeida, em Guaratiba, a Escola Municipal Professor Carmo Reis Neto Carmo e o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professora Inaiá Wanderley Carmo, ambos em Sepetiba, o Ginásio Miguel de Oliveira, em Cosmos, e o Ginásio Professora Célia Maria de Oliveira Camargo, em Inhoaíba.
A secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, apontou a importância desse programa para a vida dos alunos:
- Essas escolas têm projeto de vida, estudo dirigido, e mais aulas diárias. Temos muito orgulho em entregar unidades como essas aos moradores da cidade.
Uma das metas estratégicas da Prefeitura do Rio é ter, até o fim de 2016, 35% dos alunos da rede municipal estudando em tempo integral, em turno de sete horas. Entre as medidas adotadas para alcançar a meta está o programa Fábrica de Escolas do Amanhã. Até dezembro, serão entregues 119 unidades escolares, sendo 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Desde 2009, já foram entregues outras 186 novas unidades escolares. Ao longo dos oitos anos da atual administração, terão sido construídas mais de 300 escolas no Rio.
O secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, destacou o processo de mudança na área educacional da cidade:
- Estamos há três dias na Zona Oeste inaugurando escolas com horário integral. Esse investimento que a prefeitura faz na educação é o que transforma e muda a vida dos carioquinhas. Isso não acontece, com essa velocidade e qualidade, em nenhuma outra cidade do país.
Os bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu, Sepetiba, Campo Grande, Santíssimo, Cosmos, Inhoaíba e Maré já contam com escolas construídas pelo programa Fábrica de Escolas do Amanhã. As outras áreas que também serão beneficiadas são Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá e Nova Sepetiba.
Executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras, o programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola é baseado na segurança, sustentabilidade e economia. Ele homenageia o ex-governador Leonel Brizola que, de 1983 a 1987 e entre 1991 e 1994, construiu 515 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) em todo o estado, 101 dos quais estão atualmente sob a administração do município.
A vendedora Marlene dos Santos, 62 anos, estava empolgada com a nova escola em que o neto Marcos Elias, 14 anos, vai estudar:
- Essa escola é uma bênção na minha vida. Por ser em horário integral, vai ajudar a ocupar a mente dele e a estimular os estudos. Eu ia colocá-lo em aula particular depois da escola, mas não será mais preciso. Não tenho dúvida de que essa escola vai mudar a vida não só do meu neto, como dos outros alunos também.
Desde 2009, a Prefeitura do Rio inaugurou ou reformou na 9ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Educação, que administram as áreas que receberão as novas unidades, 32 Espaços de Desenvolvimento Infantil e sete escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que essa região receba 64 novas unidades escolares.
A empregada doméstica Edna Cristina Batista, 32 anos, estava impressionda com a nova escola da filha Sabrina, 11 anos:
- Parece um sonho essa escola. Tudo novo e de primeira linha. Uma qualidade que nunca pensei em ver em escola pública. Na minha época não tinha isso, muito menos tempo integral. Por isso digo a ela da importância dela agarrar essa oportunidade. Deixá-la mais tempo ocupada, estudando em horário integral, vai ser fundamental para o futuro dela.