Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura a Arena Carioca 1 dos Jogos Rio 2016

15/01/2016 16:02:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos e Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta sexta-feira (15/01), a Arena Carioca 1, palco das disputas de basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. De hoje a domingo (17/01), o equipamento - localizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca - recebe o Torneio Internacional Feminino de Basquete, evento-teste que reunirá 48 atletas de quatro países: Brasil, Austrália, Venezuela e Argentina.


Paes entregou a chave da instalação ao presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e participou da cerimônia de inauguração, acompanhado da seleção brasileira feminina de basquete, que disputará os Jogos Olímpicos de 2016; do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Marco Jorge de Lima; do secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser; e do presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso.

 


- Essa arena não tem um tostão de dinheiro público, pois foi toda construída através de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Concessionária Rio Mais. A Olimpíada proporcionou pra essa cidade uma quantidade enorme de oportunidades, se não fossem os Jogos dificilmente a gente teria tantas obras de infraestrutura e de legado como as que estão acontecendo no Rio – disse Paes, destacando a importância das arenas do Parque Olímpico como legado para a cidade:

 


- O Plano de Legado  do Parque Olímpico também vai ser feito por PPP. A Arena Carioca 3, por exemplo, vai virar uma escola municipal, um Ginásio Experimental Olímpico, em turno único; a Arena 2 virará um Centro Olímpico de Treinamento de alto rendimento, um legado esportivo dos Jogos; e essa Arena 1, que é a maior, vai ser um espaço para eventos e shows. O que se arrecadar aqui vai dar sustentabilidade para pagar a conta das outras arenas. Estamos muito otimistas de que esse vire de fato um espaço de prática esportiva, de educação e que seja uma referência para o Rio e para o Brasil.

 

 

 

A Arena Carioca 1 é o segundo equipamento do Parque Olímpico a passar por um evento-teste (em dezembro de 2015 aconteceu a disputa de tênis na Arena do Futuro). A partida de estreia acontece nesta sexta, às 18h, entre Argentina e Austrália. No domingo, a partir das 14h, também haverá uma partida de basquete em cadeiras de rodas. 

 

 

Além das disputas em quadra, o Comitê Organizador dos Jogos vai testar as áreas médica, de competição e de resultados, além dos 83 voluntários específicos de esporte, incluindo as ex-jogadoras da seleção brasileira Alessandra e Helen, que se inscreveram no programa de voluntários do Rio 2016.

 


- Essa é uma arena espetacular e uma das mais bonitas do mundo, um estilo exatamente como o da NBA (Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos), isso nos dá um entusiasmo muito grande. É muito bom ver as instalações ficando prontas, sendo apresentadas e ver os atletas já participando - destacou Nuzman.

 


Ainda em janeiro, a partir do próximo dia 20, o equipamento será sede da Copa do Mundo de Halterofilismo e do Aquece Rio de Luta Olímpica. Já em fevereiro, receberá o Torneio Internacional de Taekwondo e o Campeonato Internacional de Rúgbi em Cadeira de Rodas.

 

 


A Arena Carioca 1


Com 33 metros de altura e área construída de 38 mil metros quadrados, a Arena Carioca 1 possui 282 salas, 49 banheiros, oito vestiários e seis elevadores. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, terá capacidade para receber 16 mil espectadores. A fundação é consolidada em 710 estacas e a cobertura é composta por 18 treliças metálicas, que ficam sustentadas em 26 pilares e formam um vão de até 100 metros. Cerca de 2 mil operários participaram da construção.


A quadra tem 608 metros quadrados e foi construída com dois tipos de madeira maciça, um para a área de jogo e outro para o entorno. Para garantir a melhor performance dos atletas, há um sistema de apoio flexível, composto por amortecedores de borracha. O projeto de acessibilidade inclui rampas de acesso direto da Via Olímpica, além de quatro escadas externas. Os banheiros coletivos são adaptados para pessoas de baixa estatura e com pouca mobilidade. Também há banheiros e vestiários exclusivos para pessoas com deficiência, com botões de segurança e sinais sonoros e visuais. Nas arquibancadas há assentos acessíveis, e as escadas têm piso antiderrapante e faixas de contraste visual.


Após os Jogos Rio 2016, a Arena Carioca 1 será destinada ao esporte e à promoção de eventos como shows, feiras, exposições e competições esportivas. Sua ala de alto rendimento será implementada na área contígua à da Arena Carioca 2, formando um conjunto de equipamentos a serviço dos melhores praticantes de boxe, taekwondo e esgrima do país. Haverá também vestiários e uma academia para a prática de musculação e exercícios de condicionamento aeróbico. Parte da arquibancada será desmontada e restarão 7,5 mil lugares permanentes. Se houver necessidade, a capacidade pode ser novamente ampliada com estruturas temporárias.
   




Serviços Serviços