Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito apresenta a quadra central de tênis do Parque Olímpico

10/12/2015 23:17:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: J.P. Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes apresentou, nesta quinta-feira (10/12), a quadra central do Centro Olímpico de Tênis dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, onde acontecerá o primeiro evento-teste do Parque Olímpico — o  Correios Brasil Masters Cup 2015  — nesta sexta e sábado.  O espaço terá 16 quadras, ocupando área de 90 mil metros quadrados, e também receberá as partidas de futebol de 5.  Após os Jogos, o local vai integrar o Centro Olímpico de Treinamento, um dos principais legados esportivos para a cidade, voltado para tenistas profissionais e alunos de escolinhas e projetos sociais, interessados em desenvolver as habilidades do esporte.
 
 
 
— É uma alegria inaugurar o primeiro equipamento do Parque Olímpico. Em dezembro de 2011, na cidade de Londres, mais ou menos nessa mesma época, o parque olímpico de lá estava bem menos adiantado que o do Rio. Enfim, está tudo no prazo e no custo. Naturalmente, a arena passará por pequenos ajustes, o que torna o evento-teste superimportante. Aliás é uma recomendação do COI que a obra não esteja totalmente pronta durante os eventos-teste para que sejam feitos os acertos necessários — explicou o prefeito, que trocou bolas na quadra central com o tenista André Sá, 42º no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
 
 
 
O primeiro evento-teste da arena central vai reunir 74 tenistas (oito cadeirantes) e será aberto apenas para convidados.  A programação inclui jogos na quadra principal e nas nove quadras secundárias.  O objetivo da Prefeitura do Rio e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é testar o campo de jogo, o sistema de resultados, a atuação de voluntários (dentro e fora da instalação) e o chamado 'caminho do espectador' — localizado entre a estação Rio2 do BRT Transcarioca e o Parque Olímpico, que será percorrido a pé. Neste trecho, o público terá a orientação de agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal.
 
 
 
A quadra central terá capacidade para 10 mil pessoas e será permanente. A segunda maior arena, com 5 mil lugares, será temporária, e a terceira, com 3 mil lugares, permanecerá após os Jogos, mas sem as arquibancadas. Haverá ainda 13 quadras descobertas. Sete delas, com 250 lugares cada, serão usadas em partidas durante os Jogos Rio 2016. As outras servirão para treinamento e aquecimento de atletas. Nomes como o sérvio Novak Djokovic, o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o britânico Andy Murray (campeão olímpico em Londres 2012) são esperados no Rio de Janeiro, o que torna o tênis uma das modalidades de grande apelo junto ao público. 
 
 
 
— Estou muito satisfeito com esse empreendimento da prefeitura.  Não há dúvida que temos quadras de qualidade, de acordo com as exigências internacionais, o que irá proporcionar, com certeza, um grande impulso para o tênis no Rio de Janeiro — disse o tenista André Sá.
 
 
 
 
Ao todo, o Parque Olímpico tem nove instalações – Arena Carioca 1, Arena Carioca 2, Arena Carioca 3, Velódromo, Estádio Aquático, Centro de Tênis, Arena do Futuro, Arena Rio e Parque Aquático Maria Lenk, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), do Centro Principal de Imprensa (MPC) e de um hotel.  O complexo vai sediar 16 modalidades olímpicas – basquete, judô, luta olímpica, esgrima, taekwondo, ciclismo de pista, natação, polo aquático, tênis, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, saltos ornamentais e nado sincronizado – e nove paralímpicas – basquete em cadeira de rodas, bocha, rúgbi em cadeira de rodas, judô, ciclismo de pista, natação, futebol de cinco, tênis em cadeira de rodas e goalball.
 
 
O esporte


Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado "Jeu de Pame", traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).
 
 
 
O esporte é praticado em uma quadra retangular no formato de 23,8 m de comprimento por 8,2 m de largura, para jogos simples. Para jogos de duplas, 23,8 m por 11 m de largura. A rede que reparte a quadra possui 1,07 m de altura na extremidade. Cada tipo de quadra apresenta uma característica que define o ritmo do jogo. Os três tipos principais são: saibro ou terra batida, composta por argila e terra e coberta com pó de tijolo. As bolas atiradas recebem um feito mais lento e pode-se verificar visualmente onde a mesma atingiu; o torneio disputado nesta quadra é o Roland Garros (França).
 
 
 
Outro tipo denominado piso duro, de material como cimento e até mesmo asfalto, possui superfície dura e regular. A bola recebe um efeito rápido e ágil. Os torneios disputados neste tipo de piso são: U.S Open e Australian Open. O terceiro tipo de piso é grama, em referência ao material utilizado. Este piso possui uma característica irregular e o torneio tradicional disputado nesta superfície é o de Wimbledon.
 
 
 
A modalidade pode ser praticada por duplas ou apenas dois oponentes. O objetivo é rebater a bola e para marcar um ponto, é preciso fazer com que a bola toque o piso, no lado do campo adversário. A pontuação se divide em games e sets. O game é composto por pontos (15-30-40) e o set é o conjunto de games (1-2-3-4-5). O ganhador deve atingir um determinado número de sets.
 
 
 
Os principais utensílios utilizados são a raquete e a bola. Há diferentes tipos e modelos de raquete, de fibra de vidro ou alumínio, possuem armação com abertura que reduz a resistência ao ar. As bolas possuem entre 6,3 e 6,6 cm de diâmetro e são ocas, as cores mais comuns são: amarela e branca.
 
 
 
Os principais torneios são Roland Garros, US Open, Wimbledon e Australian Open. Denominado Grand Slam, é a seqüência de quatro principais campeonatos mundiais: Atualmente, o tenista que mais conquistou Grand Slams é o suíço Roger Federer, com 16 títulos.
 
 
 
Jogadas
 
Ace —saque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola.
Approach — golpe que oferece ao tenista executor e aproximar da rede para tentar um voleio.
Backhand — jogada de esquerda ou direita, feita com as costas da mão viradas para a frente.
Break — ganhar o game em que foi o adversário quem sacou.
Deuce — significa igualdade no placar de um game depois atingir 40/40.
Drive — golpe efetuado no fundo da quadra.
Drop shot — jogada com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin).
Forehand — jogada de direita ou esquerda, batida com a palma da mão virada para fora.
Net/Let — jogada na qual a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque.
Match point — saque que permite encerrar a partida.
Overhead — saque sobre a cabeça depois da bola tocar a quadra.
Passing Shot — saque sobre o adversário quando este está próximo da rede.
Set point — saque que permite encerrar um set.
Slice — jogada com a raquete quase na horizontal, como que "fatiando" a bola.
Topspin — jogada na qual a bola passa sobre a rede rapidamente



Serviços Serviços