09/12/2015 13:29:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes deu início, na manhã desta quarta-feira (9/12), à construção da Clínica da Família de Benfica, na região central do Rio. A nova unidade contará com nove equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, beneficiando 27 mil moradores da localidade. As Clínicas da Família fazem parte de um projeto pioneiro que permitiu uma revolução no setor de atenção primária. Desde 2009, já foram inauguradas 78 unidades e a meta da Prefeitura do Rio é alcançar, até o fim de 2016, uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família na cidade.
- As clínicas da família fazem parte de um programa que considero essencial para a população desta cidade, juntamente com o Bairro Maravilha, Morar Carioca e a Fábrica de Escolas. São ações como a do Saúde Presente que mudam a vida das pessoas. Quando não se tem atenção básica, as pessoas recorrem às emergências dos hospitais, que priorizam os casos mais graves. E 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos nessas unidades, criadas para evitar que as pessoas fiquem doentes - disse o prefeito.
Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.
A nova Clínica da Família integrará a rede na Área de Planejamento (AP) 1.0, que abrange os bairros de Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Mangueira, Paquetá, Rio Comprido, Santa Tereza, Santo Cristo, São Cristóvão, Saúde e Vasco da Gama. A região conta atualmente com 21 unidades municipais e 58% de cobertura de saúde da família.
Além de consultórios, a unidade oferecerá salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e uma Academia Carioca. A academia vai promover atividades físicas associadas ao acompanhamento de saúde, ajudando na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida do paciente.
- Estamos falando de uma unidade que oferecerá atendimento digno a cada um dos moradores da região, uma vez que um paciente será acompanhado sempre pela mesma equipe, de maneira personalizada - afirmou o subsecretário Geral de Saúde, José Carlos Prado Junior.
Na clínica, os pacientes terão atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
Morador de Benfica desde os seus 17 anos, Liezer Lanate, de 67, falou que a nova unidade era um desejo antigo dos moradores da região:
- Moro aqui há muitos anos e sempre precisamos nos deslocar para outros bairros em busca de atendimento médico. Quando esta clínica for inaugurada, seremos atendidos em um ambiente confortável, bem equipado e sem tumulto, já que as unidades próximas estão sempre cheias. Além disso, pela primeira vez, seremos visitados em nossas casas por uma equipe médica. Sempre sonhamos com isso e agora estamos perto de realizar.
Assim como Liezer, a dona de casa Carina Moura Martins, de 36 anos, também comemorou o início das obras da Clínica da Família de Benfica. Mãe de um menino de 11 anos, a carioca terá uma unidade de saúde a poucos metros da porta de casa. Para ela, os serviços a serem oferecidos na unidade serão “exatamente” os que sua família precisava.
A construção da nova Clínica da Família ficará a cargo da RioUrbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras (SMO), e a unidade será erguida na esquina das ruas Carlos Matoso Correa e Célio Nascimento.
Imagens relacionadas:
