Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Saúde realiza ações de conscientização sobre a AIDS na Semana Carioca de Prevenção

01/12/2015 08:30:00


Para marcar o Dia Mundial de luta contra o HIV/AIDS (1º de dezembro), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma série de atividades nas mais de 200 unidades da rede de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). As ações acontecem diariamente, até o próximo dia 5 (sábado), completando a programação especial da "4ª Campanha Carioca de Prevenção - Teste, trate, viva melhor", lançada na última sexta-feira pela SMS e pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual com objetivo de reforçar a conscientização e prevenção da doença e a oferta de testes para detecção de HIV e sífilis.

 

Confira abaixo o que vai acontecer nas unidades de saúde:

 

AP 1.0 - Centro

 

- CMS Zeferino Tibau Jr: até o dia 4, a unidade oferecerá testes para HIV e sífilis, orientação aos usuários nas unidades sobre DST ́s, além da distribuição de folders informativos e preservativos. Também serão realizadas salas de espera e aconselhamento sobre formas de infecção e riscos.

 

- CMS José Messias do Carmo: ao longo da semana serão promovidas salas de espera e rodas de conversa sobre o tema, além de aconselhamento individual e/ou coletivo para os usuários interessados em realizar a testagem nos espaços da unidade.

 

- CMS Salles Neto: até o dia 4, os profissionais da unidade realizarão ações de orientação e aconselhamento dos usuários da unidade, além da coleta de exames.

 

- CF Sergio Vieira de Mello: durante toda a semana os profissionais realizarão aconselhamento pré-teste e orientarão os usuários da unidade a realizarem o teste para HIV. Para encerrar, no dia 4, às 10h, será promovida uma caminhada pelo território.

 

- CMS Marcolino Candau: ao longo da semana serão realizadas salas de espera sobre DST e captação para o teste, além de distribuição de panfletos informativos no Metrô Praça Onze.

 

- CMS Turano: durante toda a semana serão oferecidos testes para HIV e salas de espera para os usuários. Já no dia 2, está programada a realização de grupos de planejamento familiar, adolescentes e da terceira idade, para a conscientização do público sobre DST's.

 

- CMS Fernando Antonio Braga Lopes: ao longo da semana serão realizadas atividades de pré-aconselhamento de forma coletiva por meio da televisão e educação em saúde na sala de acolhimento. Também serão realizadas dinâmicas e teatros com fantoches sobre o tema.

 

AP 2.1 – Zona Sul

 

- CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues: orientações e coleta de preventivo e sobre PEP, apresentação de um vídeo sobre HPV, sala de espera sobre o tema durante toda a campanha, com distribuição de panfletos, preservativos e gel lubrificante. Além disso, até o dia 4 haverá coleta de sangue venoso. Para finalizar, no dia 5, a unidade realizará a coleta de preventivo na Cruzada São Sebastião de 8 às 16h.

 

- CMS Vila Canoas: até o dia 4 serão realizadas salas de espera com orientações sobre o tema com distribuição de panfletos, preservativos e gel lubrificante.

 

- CF Rinaldo Delamare: realizará, até o dia 4, salas de espera, coleta em dois turnos para os dias da semana, intensificação na coleta de preventivos, unidade devidamente enfeitada.

 

- CF Santa Marta: contará, até o dia 4, com sala de espera pelos profissionais e RAP DA SAÚDE abordando a importância da realização do exame de sangue para testagem HIV/sifilis e a importância da prevenção com uso dos preservativos nas relações. Além de roda de conversa com abordando o assunto com os pacientes da terceira idade e profissionais, com aula de alongamento no final.

 

Além disso, no dia 1°, os educadores e usuários do Programa Academia Carioca da CAP 2.1 promoverá uma caminhada na orla de Ipanema, em direção ao Arpoador, com distribuição de preservativos e material educativo. A concentração será às 8h em frente ao Posto 9.

 

AP 2.2 – Grande Tijuca

 

- CF Recanto do Trovador: no dia 1º, os alunos da Academia Carioca receberão aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis e poderão realizar testes. Já no dia 5, a unidade realizará uma grande mobilização no Parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel.

 

AP 3.2 – Grande Méier

 

- CMS Cesar Pernetta: no dia 1º, sala de espera, oferta de colpocitológico e distribuição de informativos e preservativos. No dia 2, divulgação de informações sobre HIV/DST no território e distribuição de folders. No dia 3, será realizada uma palestra no grupo de tabagismo e oferta de exames. Já o dia 4 contará com salas de espera, rodas de conversa sobre mitos e verdades do HIV e oferta de exames.

 

- CMS Anthenor Nascente: no dia 1º, roda de conversa com os jovens do território. No dia 4, roda de conversa com gestantes.

 

- CF Anthídio Dias da Silveira: no dia 3, atividades com equipamentos locais sobre a temática e coleta de sangue.

 

- CF Cabo Edney Canazaro de Oliveira: no dia 1º, atividades extramuro com divulgação de informações em salões de beleza e empresas no entorno da unidade.

 

- CF Emygdio Alves Costa Filho: nos dias 2 e 3, salas de espera na clinica e divulgação no território. No dia 4, evento de encerramento da campanha no grupo de planejamento familiar, incluindo salas de espera.

 

- CF Carioca: no dia 1º, divulgação de orientações sobre a campanha, com entrega de informativos e preservativos. No dia 2, aula de dança e alongamento. Já no dia 4, caminhada da unidade até o metrô de Triagem com cartazes e informativos e entrega de preservativos.

 

- CF Sérgio Nicolau Amin: no dia 1º, caminhada na comunidade do Guarda com sensibilização e orientações. No dia 2, atividade na Academia Carioca com o tema "Prevenção de DST/ Aids". Já no dia 4, roda de conversa e dinâmica com usuários da Academia Carioca sobre o tema sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

 

- CF Izabel dos Santos: no dia 1º, ação no território com coleta de exames de sífilis e HIV, divulgação de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. No dia 3, ação na comunidade Dois de Maio com coleta de exames de sífilis e HIV e atividades educativas sobre DST's, saúde da mulher e saúde do homem.

 

- CMS Ariadne Lopes de Menezes: no dia 1º, sala de espera com a participação dos profissionais do NASF e atividades voltadas para os alunos da Academia Carioca. No dia 2, sala de espera, visitas domiciliares com incentivo aos usuários que compareçam à unidade para realizar os testes.

 

- CMS Milton Fontes Magarão: nos dia 3 e 4, roda de conversa e dinâmica com os usuários da Academia Carioca sobre o tema sexualidade, DST's e AIDS.

 

- CMS Renato Rocco: no dia 1º, caminhada para divulgação da campanha.

 

- CMS Tia Alice: nos dias 1º e 2, atividades educativas no território com realização de coleta. No dia 3, grupo de adolescentes com foco na prevenção de infecções sexualmente transmitidas. No dia 4, educação em saúde na estação do metrô de Triagem e coleta de exames.

 

- CMS Rodolpho Rocco: no dia 1º, roda de conversa com profissionais das casas noturnas do território.

 

- CF Anna Nery: até o dia 4, serão realizadas salas de espera durante os horários de maior movimentação de usuários na unidade.

 

- CMS Prof. Antenor Nascentes: no dia 1º, roda de conversa com os jovens do território, no dia 2 sala de espera com o tema DST/HIV com entrega de folder e realização de roda de conversa com o grupo de convivência da Unidade. No dia 3, haverá uma roda de conversa com todos os profissionais da Unidade sobre DST/HIV. Já no dia 4, será o encerramento da semana com roda de conversa com as gestantes e também no grupo de Tabagismo. Em todos os dias o CMS falará da campanha e oferecerá a coleta para detecção de sífilis e HIV.

 

AP 3.3 – Madureira e adjacências

 

- CMS Sylvio Brauner: tenda de orientação, oferta de teste de sífilis e HIV e atualização de cadernetas de vacinação de adulto, idoso e adolescente.


- CMS Portus Quitanda: sala de espera com orientações e oferta de teste de sífilis e HIV, distribuição de informativos, orientação sobre prevenção de lesões de boca e roda de conversa com os adolescentes do projeto Saúde veste Quimono.


- CMS Fazenda Botafogo: sala de espera, aconselhamento, orientação sobre DST/ AIDS, e busca ativa de sintomático respiratório.

 

AP 5.2 – Campo Grande

 

- CMS Vila São Jorge: ações na comunidade com os parceiros locais, no acolhimento e nas consultas agendadas.

 

- CMS Raul Barroso: salas de espera, intensificação nos grupos realizados na unidade e com alunos da Academia Carioca, orientação e realização de exames durantes as consultas ao longo da semana.

 

- CMS Mario Vitor de Assis Pacheco: até o dia 4 serão realizados coletas e exames de sangue, além de salas de espera e distribuição de material educativo.

 

- CMS Dr. Maia Bittencourt: sala de espera e ação educativa na escola Professor Castilho e Monteiro Lobato.

 

- CMS Wodroow Pimentel Pantoja: divulgação de orientações sobre HIV e oferta de teste rápido.

 

- CMS Professor Manoel de Abreu: salas de espera e atividades lúdicas nas escolas da região com o tema HIV, focando na prevenção.

 

- CMS Vila do Céu: salas de espera diárias com divulgação de informações sobre HIV.

 

- CMS Dr. Mário Rodrigues Cid: aconselhamento e testagem para HIV, distribuição de preservativos e materiais informativos.

 

- CMS Dr. Oswaldo Villela: ações na sala de espera, distribuição de preservativos, avaliação da saúde bucal e vídeos.

 

- CMS Belizário Penna: atividades educativas com orientações ao público e distribuição de material informativo relativo à prevenção da AIDS e de doenças sexualmente transmissíveis (DST's).

 

- CMS Professor Edgar Magalhães Gomes: sala de espera durante semana de intensificação, busca ativa para convocação de população de risco e divulgação na área de abrangência da unidade.

 

- CMS Carlos Alberto Nascimento: divulgação da campanha em bares, praças e locais de grande movimentação da região, além de sala de espera para conscientização da coleta.

 

- CMS Dr. Pedro Nava: sala de espera, distribuição de informativos na unidade e na comunidade, além da realização de testes de HIV e sífilis.

 

- CMS Adão Pereira Nunes: palestras sobre DST's para adolescentes e profissionais envolvidos na campanha.

 

- CMS Mourão Filho: sala de espera e atividades educativas nas escolas da região.

 

- CMS Ana Gonzaga: sala de espera com orientação e aconselhamento sobre o tema.

 

- Policlínica Carlos Alberto Nascimento: distribuição de panfletos informativos na unidade e no Centro Esportivo Miécimo da Silva, além de ofertas de teste de HIV e caminhada de conscientização com o grupo de medicina alternativa.

 

- CF Dr. José de Paula Lopes Pontes: sensibilização dos pacientes para aderir a campanha, aconselhamento pré Teste, distribuição de preservativos e grupo com os adolescentes em parceria com as escolas.

 

- CF Dr. Dalmir de Abreu Salgado: captação de pacientes através da oferta do exame, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento, sala de espera no acolhimento, distribuição de preservativos.

 

- CF Antonio Gonçalves Villa Sobrinho: oferta aos pacientes já da coleta rotineira, em todos os atendimentos no consultório e salas de procedimentos.

 

- CF Alkindar Soares Pereira Filho: busca ativa na comunidade e sala de espera no acolhimento da unidade.

 

- CF Everton de Souza Santos: salas de espera e grupos com a Academia Carioca.

 

- CF Dr. David Capistrano Filho: ações de promoção vinculadas à campanha, na unidade e comunidade.

 

- CF Agenor de Miranda Araújo Neto: palestras sobre DST's e aconselhamento sobre a importância da realização do exame e forma de tratamento. Também serão realizadas salas de espera com distribuição de folders e preservativos e grupo RAP da Saúde apoiando a campanha com realização de palestras nas escolas locais.

 

AP 5.3 – Santa Cruz e Paciência


- CMS Cyro de Mello: captação no território pelos ACS, sala de espera na unidade com oferta e coleta dos exames com orientação pré e pós – teste.

 

- CMS Adelino Simões: divulgação no território e sala de espera na unidade com oferta e coleta de exames, orientação pré e pós-teste.


- CF Lourenço de Mello: captação na sala de espera, atividades educativas e oferta com coleta de exames nas casas de reabilitação para de pendentes químicos do território.

 

- CMS Waldemar Berardinelli: oferta e coleta de exames com orientação pré e pós-teste, na unidade e na UPA de Sepetiba, com apresentação musical.

 

- CF Sérgio Arouca: roda de conversa para captação dentro da unidade, oferta e coleta de exames com orientação pré e pós-teste. No dia 2 terá atividade educativa com oferta e coleta de exames na Vila Olímpica e no dia 3 na Base Aérea de Santa Cruz.

 

- CMS Maria Aparecida de Almeida: sala de espera com distribuição de preservativos, oferta e coleta de exames com orientação pré e pós-teste.

 

- CMS Aloysio Amâncio da Silva: divulgação no território, parceria com o colegiado gestor, sala de espera e roda de conversa com distribuição de preservativos na unidade, oferta e coleta dos exames com orientações.

 

- CMS Cesário de Mello: sala de espera com aconselhamento pré e pós-teste e distribuição de preservativos. Durante a semana terá postos extramuros, com orientação sobre DST e oferta de coleta de exames nas consultas médicas e de enfermeiros.

 

- CF Deolindo Couto: busca ativa no território, de vulneráveis, com orientações, oferta e coleta de exames em posto extramuros e na unidade.

 

Durante a semana, será realizado um turno de coleta no Caps AD em Santa Cruz.

 

- CF Ilzo Motta Mello: orientações pré e pós-teste com coleta de exames na unidade e posto extramuros na garagem Agave e abrigos do território.

 

- CF Helande de Mello Gonçalves: divulgação na comunidade e oferta dos exames nas consultas médicas, de enfermeiros e na odontologia. Orientação pré e pós-teste, sala de espera com distribuição de preservativos.

 

- CMS João Batista Chagas: divulgação no território, sala de espera com orientações e distribuição de preservativos na unidade e na UPA de Paciência.

 

- CMS Floripes Galdino Pereira: salas de espera para orientações com coleta de exames na unidade e no condomínio do território, distribuição de preservativos e oferta de exames em todas as consultas durante a semana.

 

- CF Valéria Gomes Esteves: divulgação no território, sala de espera com orientações e distribuição de preservativos, coleta de exames na unidade e oferta dos mesmos nas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.

 

- CF Jamil Haddad: divulgação no território, salas de espera com distribuição de preservativos e orientações pré e pós-teste na unidade.

 

- CMS Ernani de Paiva Braga: salas de espera com orientações pré e pós-teste, coleta de exames na unidade e oferta de planejamento familiar.

 

- CMS Sávio Antunes: sala de espera com orientações, oferta de exames e coleta de preventivo ginecológico e exame clínico das mamas.

 

- CMS Décio Amaral Filho: busca ativa no território pelos ACS, rodas de conversa, sala de espera para orientações e oferta dos exames, com coleta na unidade, e distribuição de preservativos no acolhimento.

 

- CF Lenice Maria Monteiro Coelho: sala de espera com orientações, divulgação na Associação de Moradores, aconselhamento pré e pós-teste no auditório da unidade.

 

- CF Edson Abdalla Saad: divulgação no território e sala de espera na unidade com distribuição de preservativos, aconselhamento pré e pós-teste e oferta de exames em todas as consultas médicas, de enfermeiros e odontológicas.

 

- CMS Emydio Cabral: aconselhamento pré e pós-teste, atividades educativas na unidade e extramuros na Associação de Moradores Monte das Oliveiras.

 

- Policlínica Lincoln de Freitas Filho: abordagem da clientela na Tenda Vermelha, oferta dos exames com aconselhamento pré e pós teste, salas de espera nas clínicas, exibição de vídeos educativos e exposição de mural móvel pela unidade. Atividades extramuros, com abordagem e oferta/coleta dos exames.

 

- CF Samuel Penha Valle, CMS Cattapreta e CF José Antônio Ciraudo: até o dia 4 realizarão atividades educativas, distribuição de preservativos, aconselhamento pré e pós-teste.




Serviços Serviços