Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Escola Francis Hime brilha em mais uma Olimpíada de Matemática com trabalho diferenciado

19/11/2015 16:56:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Helio Melo e J.P. Engelbecht


A Secretaria de Educação do Rio está em festa. No último dia 14, a Escola Municipal Francis Hime, em Jacarepaguá, comemorou a premiação de 16 alunos na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj). A cerimônia aconteceu no Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), no Jardim Botânico. Os estudantes foram premiados com medalhas e menções honrosas. O fato vem comprovar a importância da unidade como referência nacional da disciplina por utilizar metodologia lúdica. Nos últimos dez anos, foram 389 premiações em diversas competições. Além da própria Omerj, os alunos também brilharam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e no Canguru Matemático Sem Fronteiras, competição internacional realizada anualmente.

 

Para a diretora Márcia Neves de Paula Freitas, que está à frente da unidade há 11 anos, o sucesso da escola em concursos de matemática está no empenho dos professores em tornar o ensino da disciplina leve e divertido:

 

- Os professores trabalham em cima do lúdico, com a utilização de jogos, o que torna a matéria interessante e mais atrativa para os alunos. Este, sem dúvida, é o grande diferencial. Os alunos passam a ver a matemática com outros olhos e passam a se interessar por ela.

 

Diretamente ligada à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Omerj é uma competição organizada pela Comissão de Olimpíadas de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Comerj). O seu objetivo é o desenvolvimento acadêmico dos alunos de ensinos Médio, Fundamental e Superior a partir de uma visão mais abrangente e desafiadora da disciplina.

 

O concurso foi dividido em seis níveis, de acordo com a escolaridade dos participantes: Nível Junior, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental; Nível 1, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2, de alunos do 8º e 9º anos; Nível 3, com alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio; Nível 4 (pré-universitário), voltado a alunos do 3º ano do Ensino Médio ou que o tivesse concluído há menos de um ano; e o Nível U, para estudantes universitários.

 

Os três melhores colocados em cada nível foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Também foi concedida menção honrosa para aqueles que, de alguma forma, se destacaram. Assim como nos anos anteriores, a Omerj também concedeu prêmio extra aos alunos de estabelecimentos de ensino públicos municipais que se destacarem.

 

Medalha de ouro no Nível 1, Jonathas Ribeiro da Silva, de 12 anos, aluno da turma 1701 da Francis Hime, diz que o apoio que recebeu dos professores durante a preparação para o concurso foi fundamental para o seu êxito:

 

- Me preparei muito e meus professores foram muito importantes durante o estudo. Matemática não é uma matéria fácil e se adquiri entendimento agradeço a eles. É um prêmio que me motiva a manter o foco nos estudos.

 

Outro grande destaque da Omerj foi a aluna Isabella dos Santos Basílio, de 12, medalhista de prata no Nível 2 do concurso. Pela segunda vez no concurso, ela superou o resultado da estreia:

 

- Na primeira vez, fui premiada com uma menção honrosa e estudei muito para melhorar meu resultado. Posso dizer que esse prêmio representa uma grande vitória na minha vida e uma chance preciosa de conseguir coisas boas no futuro.

 

Orgulhoso pelo resultado de seus alunos, o professor Luiz Felipe Lins se destaca na E.M. Francis Hime por utilizar jogos didáticos para trabalhar os desafios da disciplina com seus alunos. Para ele, os prêmios como da Omerj significam a transformação da vida de um aluno:

 

- Eventos como esse promovem uma grande chance de mudança social através da educação. Costumo dizer que a Olimpíada de Matemática é um pretexto para que os alunos se sintam capazes de conquistar algo. Muitos, por diversos problemas, não se sentem capazes e concursos assim modificam essa mentalidade porque eles percebem que podem vencer qualquer dificuldade. 




Serviços Serviços