23/10/2015 15:17:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha/ Fotos: Ricardo Cassiano
Os alunos da escolinha de nado sincronizado da Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel, receberam uma visita especial na manhã desta sexta-feira (23/10). A Seleção Brasileira de Nado Sincronizado promoveu uma aula na escolinha, única iniciativa pública em todo país da modalidade. Participam das aulas crianças e jovens de 6 a 21 anos.
A atividade começou com uma aula conjunta fora da piscina, de flexibilidade e marcação e com demonstração das coreografias da seleção. O mais esperado momento foi dentro da piscina, onde a equipe se apresentuo novamente e ensinou os fundamentos básicos do nado sincronizado.
A professora Rose Mary Brandão vai além da função e cobra dos alunos notas boas e comprometimento, reforçando que o esporte exige treinamento árduo e dedicação dentro e fora d'água:
- O nado sincronizado é um esporte tido como elitizado. Ooferecer aulas para essas crianças, muitas vezes com um histórico de vida conturbado, dá muito orgulho. O esporte ajuda muito na mudança de comportamento e na melhora do desenvolvimento deles, alguns dizem até que melhorou o relacionamento em casa com os pais.
Os alunos foram divididos em grupos para praticar com os representantes do Brasil no esporte algumas técnicas importantes para alcançarem o sucesso.
- O que estou vivendo hoje é um sonho. Estar aqui treinando com esses atletas ficará marcado em toda a minha vida. Ainda consegui aprender técnicas e atitudes importantes para o nado sincronizado – contou Tamires Carvalho, 11 anos.
A aula buscou aproximar os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 da população carioca, promovendo o intercâmbio com os alunos participantes e o esporte. Além disso, serviu para estimular os atletas da Vila Olímpica na prática do esporte e na conquista dos seus objetivos.
Administradas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, as aulas de nado sincronizado na Vila Olímpica de Vila Isabel são realizadas desde junho de 2013 e acontecem duas vezes na semana, em dois turnos, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Ao todo, 35 alunos participam da atividade, sendo 30 meninas e 5 meninos.
A equipe da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado presente na Vila Olímpica Artur da Távola foi formada pela técnica Maura Xavier, a coordenadora de Nado Sincronizado da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Sônia Hercowitz, a capitã Lara Teixeira, as gêmeas Bia e Branca Feres, as atletas Maria Eduarda Micucci e Luísa Borges, ambas do dueto; Giovana Stephan e Renan Alcântara, do dueto misto; Pâmela Nogueira, Lorena Molinos, Maria Bruno, Maria Clara Lobo, Juliana Damico, Sabrine Lowe e Priscila Japiassu. O time brasileiro de nado sincronizado, que se prepara para as Olimpíadas do Rio, em 2016, terminou os Jogos Pan-americanos de Toronto na quarta colocação por equipes e com o mesmo resultado no dueto.
- É muito importante a gente ter contato com essas crianças, para que elas entendam o esporte. Nossa presença é uma forma de inspirar um pouquinho esses alunos. Estamos aqui para estimular e essa interação é muito bacana – disse Bia Feres.
Ao final das atividades, os alunos da escolinha receberam dos atletas camisas, calças e nose clip (equipamento de proteção para o nariz). Eles retribuíram com a entrega de um certificado de agradecimento pela experiência.
Localizada aos pés do Morro dos Macacos, a Vila Olímpica Artur da Távola fica no Parque do Trovador, o antigo Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. No total são 3.330 alunos matriculados em mais de 20 atividades esportivas, culturais e de lazer, oferecidas gratuitamente.
Imagens relacionadas:
