Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Naves do Conhecimento participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

22/10/2015 08:42:00


Com cursos, filmes, palestras, experimentos científicos e exposições de material didático virtual, as oito Naves do Conhecimento participam, a partir desta quinta-feira (22/10), da 12ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema é "Luz, Ciência e Vida", com base no Ano Internacional da Luz, proclamado pela ONU em 2015. As atividades são gratuitas e vão até domingo (25).

 

 

O objetivo da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) é proporcionar atividades educativas de divulgação científica, principalmente aos estudantes da rede pública de ensino, através de parcerias com as escolas localizadas nos bairros próximos às Naves do Conhecimento. A abertura oficial será nesta sexta-feira (23), às 13h30, na Nave de Madureira.

 

 

 

Nesta quinta-feira serão realizadas Pílulas do Conhecimento "Luz Ciência e Vida" e "Luz e Tecnologia", que consistem em atividades de curta duração, abordando assuntos relacionados ao tema da Semana, como uso da energia solar, reciclagem de lâmpadas, internet via rede elétrica, energia em tempo real, o universo da luz, e a dicotomia entre luz e escuridão. Em seguida, os visitantes participarão de debates com especialistas e assistirão a filmes de curta duração sobre o potencial da luz para o dia a dia da população. De forma lúdica, os alunos discutirão o assunto, contribuindo para o seu processo de ensino e aprendizagem.

 

 

Das 17 às 19h, será realizada, na Nave de Madureira, a Pílula "Troca de Experiências: Histórias e Caminhos para uma Ciência Transformadora", contando a história da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência e formas de levar atividades científicas para dentro da própria escola. Já a Pílula do Conhecimento "Introdução à Programação Scratch" acontecerá apenas nas Naves de Madureira, das 9h às 12h, e de Triagem, das 15h às 18h. Ela ensina a desenvolver jogos e animações por meio do aplicativo Scratch, um software que usa uma linguagem simples de programação, através de blocos de montar em uma interface gráfica.

 

As sessões dos cinemas ao ar livre das naves acontecerão na sexta-feira e no sábado, com início às 19 horas. Serão exibidos filmes relacionados ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, como "A Máquina do Tempo" e "Wall-e".

 

Em uma parceria com a SECT, os projetos "Museu Itinerante e Experimentos de Metrologia", do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); "Planeta Light ", da concessionária de energia Light; e "Caravana da Ciência", da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro, também farão parte da Semana. De sexta-feira até domingo, das 13h às 21h, eles estarão estacionados ao longo da pista situada atrás da Nave do Conhecimento do Parque de Madureira,  exceto o micro-ônibus do Inmetro, que ficará aberto aos frequentadores do parque das 13 às 19 horas.

 

O propósito do "Museu Itinerante e Experimentos de Metrologia" é contar a história da instituição e expandir o conhecimento da sociedade sobre o assunto. Já o "Caminhão Planeta Light" oferece jogos e informações sobre a geração, distribuição e o consumo de energia elétrica. Os guias apresentam, ainda, dicas de economia de energia e explicam as informações contidas na conta de luz. O caminhão da "Caravana da Ciência", por sua vez, oferece um ambiente de educação interativo e informal, onde o visitante tem um contato lúdico, direto e dinâmico com experimentos científicos de acústica, óptica, magnetismo, eletricidade, física e astronomia.

 

Em parceria com o Instituto Nacional de Matérmática Pura e Aplicada, as Galerias Digitais das oito Naves do Conhecimento farão uma exposição sobre a importância da matéria no cotidiano da população. "Sem a Matemática..ficamos no escuro, …não comemos…não vivemos…" é uma das reflexões levantadas. As galerias também vão expor a história dos 11 anos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e sobre o Ano Internacional da Luz.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2004 sob a coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O evento tem um objetivo comum com as Naves do Conhecimento, que é o de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população.

 

O foco do evento se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Para maiores informações sobre o Ano Internacional da Luz, os interessados podem acessar o site da Unesco.

 

 

Programação nas Naves do Conhecimento

 

Dia 22 de outubro (quinta-feira):

 

Pílulas do Conhecimento "Luz, Ciência e Vida I e II" e "Luz e Tecnologia I" com exibição de filmes da mostra "VerCiência" para a SNCT 2015 e, em sequência, debate com especialistas.

Horário: 9 às 12h.

Pílula do Conhecimento "Luz, Ciência e Vida I"

Locais:

- Nave do Conhecimento de Santa Cruz (Rua Barão de Loreto, Largo do Bodegão).

- Nave do Conhecimento de Vila Aliança (Rua Antenor Correa, n°01, Bangu).

- Nave do Conhecimento de Irajá (Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/n).

Pílula do Conhecimento "Introdução à Programação Scratch": Ensina a desenvolver jogos/animações por meio do Scratch, um software que usa uma linguagem simples de programação, através de blocos de montar em uma interface gráfica. Com o Scratch, o aluno usa a sua imaginação e cria a sua própria animação, usando imagens e sons da sua escolha.

Local: Nave do Conhecimento de Madureira (acesso pela Rua Manuel Marques).

Horário: 14 às 17h.

Pílula do Conhecimento "Luz e Tecnologia I"

Local:Nave do Conhecimento de Nova Brasília (Praça do Terço, ao lado do Cine Carioca – Complexo do Alemão).

Horário: 15 às 18h.

Pílula do Conhecimento "Introdução à Programação Scratch": Ensina a desenvolver jogos/animações por meio do Scratch, um software que usa uma linguagem simples de programação, através de blocos de montar em uma interface gráfica. Com o Scratch, o aluno usa a sua imaginação e cria a sua própria animação, usando imagens e sons da sua escolha.

Local: Nave do Conhecimento de Triagem (Condomínio Carioca, acesso pela Rua Bérgamo, 320).

 

 

 

Dia 23 de outubro (sexta-feira):

 

Pílulas do Conhecimento "Luz, Ciência e Vida I e II" e "Luz e Tecnologia I e II" com exibição de filmes da mostra "VerCiência" para a SNCT 2015 e, em sequência, debate com especialistas.

Horário: 9 às 12h.

Pílula do Conhecimento "Luz e Tecnologia I"

Local:Nave do Conhecimento de Nova Brasilia (Praça do Terço, ao lado do Cine Carioca, Complexo do Alemão).

Pílula do Conhecimento "Luz e Tecnologia II"

Locais: -Nave do Conhecimento de Madureira (Parque Madureira, altura da Rua Manuel Marques).

- Nave do Conhecimento de Padre Miguel (Av. Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão).

Pílula do Conhecimento "Luz, Ciência e Vida II"

Local:Nave do Conhecimento da Penha (Rua de Santa Engrácia, ao lado da Mini-Vila Olímpica GREIP da Penha).

Horário: 14 às 17h.

Pílula do Conhecimento "Luz e Tecnologia II"

Locais:- Nave do Conhecimento de Padre Miguel (Av. Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão).

- Nave do Conhecimento de Triagem (Condomínio Carioca, acesso pela Rua Bérgamo, 320).

Pílula do Conhecimento "Luz, Ciência e Vida II"

Local:Nave do Conhecimento de Madureira (Parque Madureira, altura da Rua Manuel Marques).

Horário: 17 às 19h

Pílula do Conhecimento "Troca de Experiências: Histórias e Caminhos para uma Ciência Transformadora".

Nesta troca de experiências, o aluno vai conhecer a história da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) e como é encantadora a prática de se fazer ciência na própria escola. O coordenador regional da ABRIC, Lucas Ribeiro, vai contar sua trajetória na ciência e como isso transformou sua vida. Além disso, os participantes vão ter dicas de como fazer ciência na própria escola onde estudam.

 

Local:Nave do Conhecimento de Madureira (Parque Madureira, altura da Rua Manuel Marques).

Horário: 19h

Cinema nas Naves (sessão "Luz, Ciência e Vida"): Exibição do filme Wall-E: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. "Wall-E" é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge, repentinamente, uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Locais:nas telas dos cinemas das oito Naves do Conhecimento.

Dia 24 de outubro (sábado)

Horário: 19h

Cinema nas Naves (sessão "Luz, Ciência e Vida"): Exibição do filme "A Máquina do Tempo": Alexander Hartlegen (Guy Pearce) é um cientista que acredita piamente que seja possível viajar no tempo. Após sua namorada Emma (Sienna Guillory) ser assassinada, ele decide então passar da teoria à prática e consegue construir uma máquina do tempo. Só que, ao testá-la, Alexander viaja mais de 800 mil anos rumo ao futuro, onde encontra o planeta Terra sendo dominado por duas raças distintas: os Morlock e os Eloi.
Locais:nas telas dos cinemas das oito Naves do Conhecimento.

 

 

 

Dias 23, 24 e 25 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo):

 

 

Planeta Light: Ferramenta educativa itinerante e interativa da Light. O Caminhão Planeta Light fortalece as ações educativas ao levar crianças e adultos às suas instalações, onde encontram jogos e informações sobre a geração, distribuição e o consumo de energia elétrica. Os guias apresentam, ainda, dicas de economia de energia e explicam as informações contidas na conta de luz.

Local:Parque Madureira, ao lado da Nave do Conhecimento.

Horários:sexta-feira e sábado: 13 às 21h. / Domingo: 10 às 18h.

Museu Itinerante e Experimentos de Metrologia: O espaço criado dentro de um micro-ônibus adaptado, está preparado para receber até 14 pessoas simultaneamente. O propósito é expandir o conhecimento da sociedade sobre metrologia e avaliação da conformidade de forma lúdica, ensinando, educando e interagindo com o público.

Local:Parque de Madureira, ao lado da Nave do Conhecimento.

Horário:sexta-feira e sábado: 13 às 19h. / Domingo: 10 às 16h.

Caravana da Ciência: Centro de ciências itinerante que oferece um ambiente de educação interativo e informal, onde o visitante tem um contato lúdico, direto e dinâmico com experimentos científicos de acústica, óptica, magnetismo, eletricidade, física e astronomia.

Local:Parque Madureira, ao lado da Nave do Conhecimento.

Horário: sexta-feira e sábado: 13 às 21h. / domingo: 10 às 18h.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços