30/09/2015 13:38:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano
O prefeito Eduardo Paes acompanhou, na manhã desta quarta-feira (30/09), o início da construção da Clínica da Família do Quitungo, em Brás de Pina, que beneficiará 30 mil moradores da região com dez equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Esta será a 42ª unidade da Área de Planejamento 3.1, que já conta com três hospitais, duas policlínicas, dez Clínicas da Família, 18 Centros Municipais de Saúde, três Centros de Atenção Psicossocial, duas UPAs e uma coordenação de emergência regional. Atualmente, a cobertura de estratégia de saúde da família na localidade é de 55,66%. As Clínicas da Família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. A meta da prefeitura é inaugurar mais 63 unidades até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família.
- Mais do que tratar a doença, é preciso evitar que as pessoas fiquem doentes. Quando construímos Clínicas da Família, estamos promovendo uma transformação fundamental na vida das pessoas. Cerca de 80% dos casos médicos podem ser solucionados em unidades de atenção básica, sem necessidade de encaminhamento a hospitais. É uma iniciativa importante que está acontecendo graças ao apoio da Câmara Municipal, que devolveu aos cofres públicos recursos de sua economia orçamentária para que fossem aplicados na área da saúde - disse Paes.
Atualmente, o município já conta com 77 Clínicas da Família inauguradas desde 2009, beneficiando mais de três milhões de cariocas (o que representa 48,1% de cobertura). Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos.
Além de Brás de Pina, a AP 3.1 engloba os seguintes bairros: Jardim Guanabara, Tauá, Jardim Carioca, Portuguesa, Galeão, Freguesia-Ilha, Bancários, Pitangueiras, Cacuia, Moneró, Praia da Bandeira, Cocotá, Ribeira, Zumbi, Cidade Universitária, Penha, Olaria, Penha Circular, Cordovil, Vigário Geral, Jardim América, Parada de Lucas, Maré, Complexo do Alemão, Ramos, Manguinhos e Bonsucesso, Ramos, Penha, Vigário Geral, Ilha do Governador, Complexo do Alemão e Complexo da Maré.
- É uma área especial, que nunca recebeu atendimento básico de saúde. Será um lugar onde as pessoas terão acesso, entre outros serviços, a cuidados de pré-natal, acompanhamento e tratamento de hipertensão e diabetes, ultrassonografia e Raio-X. A unidade também contará com uma Academia Carioca e programas voltados a mudanças de hábitos de vida, com orientações sobre alimentação saudável e eliminação do tabagismo - explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Nascida e criada em Cordovil, bairro vizinho à nova clínica, Neide Albuquerque, 65 anos, e a amiga Suely Pacheco, 56, foram prestigiar a cerimônia de início de obras e comemoraram a construção de mais uma clínica na região.
- Como boa conhecedora da região, sempre estive a par de suas necessidades. Uma unidade de Clínica da Família, sem dúvida, era uma delas. Sua inauguração e o atendimento em diversas especialidades médicas irá suprir uma carência antiga, especialmente daqueles que não têm condições financeiras de arcar com um plano de saúde - disse Neide.
Imagens relacionadas:
