18/09/2015 17:47:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Alberto Jacob
A MultiRio estreou nesta sexta-feira (18/09) a nova série Como Assim?, que abre espaço para a interatividade e convida o público para debater ideias, valores e comportamentos que fazem parte do cotidiano. Sob o comando da jornalista Vera Barroso, o primeiro programa reuniu jovens, adultos e especialistas para falar sobre o tema Família. Com transmissão ao vivo, na BandRio, a novidade desta série ficou por conta da participação do público através do Whatsapp (21) 98909-1488 ou do Twitter (@comoassim2015).
- Diante de tudo o que estamos vivendo e de todas as adversidades e novas formatações da vida, voltamos a um sistema de programa interativo, através da utilização das redes sociais e priorizamos o Whatsapp e Twitter, além do e-mail e telefone. Também fomos às ruas para ouvir as pessoas. Queremos a contribuição de jovens, pais, mães, professores. E essa série vai olhar diversos ângulos da vida social, tendo como enfoque as relações na sociedade e tentar, quem sabe, reestabelecer ou criar valores novos que possam marcar essa geração daqui pra frente – disse a diretora-presidente da MultiRio, Cleide Ramos.
O novo programa, que vai ao ar toda sexta-feira, das 14h às 15h, na BandRio, e também com transmissão simultânea via Web TV, levará ao estúdio sempre cinco convidados, sendo dois especialistas que se dedicam ao estudo do tema, dois jovens e um exemplo de caso relacionado ao assunto. Cada episódio trará um assunto em destaque para aprofundamento e reflexão. Os próximos temas são Trabalho, Amizade e Alimentação saudável.
- Nossa ideia é dar espaço para os jovens e para os nem tão jovens para estabelecer um diálogo entre as gerações. Vamos debater juntos ideias, valores, o dia a dia, o presente, o futuro e todos os mais diferentes comportamentos – afirmou a apresentadora, Vera Barroso.
No episódio desta sexta-feira, a jornalista conversou com o terapeuta familiar e fundador do Instituto de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais Noos, Carlos Eduardo Zuma; a psicóloga e autora do livro "Cresceram", Lulli Milman; a cake designer Lilian Gouvea, que fez uma fertilização e, por opção, cria seu filho de 4 anos sozinha; o antropólogo, pesquisador do Instituto Pereira Passos e integrante do Fórum da Juventude do Rio, Felipe Lins; e a estudante Mayara Gonçalves, de 24 anos, casada há um ano e com uma enteada de 16 anos.
Durante o debate, que contou com a participação dos internautas e de pessoas nas ruas que enviaram perguntas, Como Assim? abordou a ideia de família e as transformações que ocorreram nas últimas décadas. Foram levantadas questões como Que laços determinam os relacionamentos familiares? Os amigos são a família que se escolhe? Quais os papéis de cada um nas novas configurações familiares? O que é o casamento atual? Qual o entendimento/papel das escolas quando as famílias são formadas por pai e filho, mãe e filho, dois pais, duas mães?. Também foram citadas a inversão de papeis entre pais e filhos e o uso da tecnologia para controle familiar.
Além do Whatsapp e do Twitter, os interessados podem participar ainda através do telefone fixo (21) 2535-4408 ou pelo e-mail (comoassim@multirio.rio.rj.gov.br).