17/06/2013 15:20:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio entregou nesta segunda-feira (14/09), na Praça do Lido, em Copacabana, o novo modelo de academia do programa Rio Ar Livre (RAL), antiga Academia da Terceira Idade, que o município pretende adotar. Com um aparelho voltado exclusivamente para cadeirantes, doado pela iniciativa privada, o projeto-piloto é uma iniciativa da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com o apoio da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. A ideia é que as academias já existentes não saiam de circulação e que os novos modelos sejam implantados em outros pontos do Rio.
- Copacabana é o bairro que tem a maior concentração de idosos do Brasil. Cerca de 40% da sua população são de idosos, pessoas com deficiência ou com algum tipo de dificuldade de locomoção. Esse equipamento atende a uma solicitação dos moradores, foi uma doação da iniciativa privada e vamos testá-lo. Ele vem com novo design e maior resistência de material – explicou o secretário de Conservação, Marcus Belchior.
O novo modelo da academia possui um design diferenciado, inspirado nos aros olímpicos, e além de contar com dois aparelhos Multi-Exercitador- um deles com acessibilidade, que proporciona seis exercícios para fortalecimento de tronco e membros superiores de pessoas com deficiência usuárias de cadeira de rodas -, tem equipamentos de Caminhada (simula o andar com leve resistência), Esqui (simula os movimentos do esporte de inverno e trabalha simultaneamente membros inferiores e superiores), Pressão das Pernas e Step (trabalha as pernas por completo e os glúteos), Alongador, Trave de Equilíbrio e Central Múltipla (permite dezenas de combinações e trabalha todas as partes do corpo).
- O Rio está fazendo um esforço enorme para se tornar uma cidade mais amigável, justa, integrada e acessível e a instalação desse novo modelo vem reforçar a preocupação da prefeitura com o desafio da acessibilidade – disse o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.
Durante a inauguração, que contou com a presença da Banda da Guarda Municipal, o atleta paralímpico e medalhista de ouro no lançamento de dardo em Toronto, Jonas Licurgo, testou e aprovou o aparelho para cadeirantes:

- Esse incentivo é muito válido, ainda mais para quem não tem condições de estar em uma academia privada. É uma oportunidade de, mesmo estando em uma cadeira de rodas, fazer exercício e buscar uma qualidade de vida e condicionamento melhor. O mais legal é ter uma aparelhagem dessa em uma praça pública. Já são os Jogos de 2016 deixando um legado muito bacana para a população.
Outro que elogiou a iniciativa foi o vendedor Anderson de Lurdes, 42 anos, também cadeirante:
- Trabalho em Copacabana há 30 anos e fico muito feliz em ver que a prefeitura está enxergando as necessidades das pessoas com deficiência. Essa academia vai ser muito boa e o bairro estava precisando disso. Nós, cadeirantes, temos uma dificuldade muito grande de nos exercitarmos, mas essa aparelhagem vai ser ótima para nossa saúde. Com certeza vou usar essa academia no tempo livre.
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos trabalha desde o final de junho na recuperação da Praça do Lido. Os trabalhos incluem a restauração do pergolado em concreto, que já teve o telhado refeito e foi pintado com tinta acrílica; a recuperação do gradil de ferro que cerca a praça, que também ganhará nova pintura e, esmalte sintético; a reforma geral dos sanitários; a instalação de novas grelhas de ferro no sistema de drenagem; a recomposição de pisos em pedra portuguesa; e novo projeto paisagístico com plantio de novas mudas e gramas nos canteiros. Todos os serviços estão em andamento e a previsão é de que a intervenção completa seja concluída até o fim de setembro.
A Prefeitura do Rio conta atualmente com dois programas que garantem o acesso da população a práticas que visam a promoção do bem estar físico, mental e social. Presente em 182 unidades de Atenção Primária de Saúde, a Academia Carioca atende 73 mil pessoas em todas as regiões da cidade. Desse total, 96 unidades possuem aparelhagem para exercícios e as demais oferecem serviços como caminhada, alongamento, dança e capoeira.
Já o programa Rio Ar Livre (RAL), antiga Academia da Terceira Idade, da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, tem 223 núcleos em funcionamento. O programa é direcionado a pessoas a partir de 40 anos, e as aulas ocorrem em diversos espaços públicos da cidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h; das 8h às 9h; e das 9h às 10h. São oferecidas aulas de alongamento, força e aeróbica, ginástica e dança.
Os interessados em participar das atividades da Academia Carioca devem verificar na unidade de saúde mais próxima de sua residência os horários e programação das aulas. Já os que tiverem mais de 40 anos e desejarem usufruir das aulas oferecidas nas academias da Qualidade de Vida devem se cadastrar com os profissionais de educação física que ficam nas praças onde ocorre o programa Rio Ar livre
Imagens relacionadas:
