27/08/2015 18:48:00
A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), tombou, em decreto publicado nesta quinta-feira (27/08), os guindastes do Cais do Porto. Os guindastes fazem parte da paisagem urbana característica da Região Portuária do Rio Janeiro e são registros da memória da atividade portuária, além de estarem integrados com a arquitetura dos armazéns também tombados.
- Os guindastes são elementos característicos da região do Porto, um local que passa por uma grande reurbanização. Por isso, não queremos deixar que eles desapareçam da paisagem. Vamos fazer um levantamento destes bens e estudar a melhor forma de fazer com que eles permaneçam - destaca Washington Fajardo, presidente do IRPH.
De acordo com o decreto, o IRPH realizará nos próximos 90 dias um inventário dos guindastes do Cais do Porto. A partir deste tombamento, quaisquer intervenções físicas nos bens tombados deverão ter aprovação prévia do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, ligado ao IRPH. O decreto também destaca que os guindastes não poderão deixar de estar nos trilhos existentes ao longo do cais.