Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Mais de 5 mil pessoas já visitaram a exposição Sentidos do Nascer na Praça Tiradentes

22/07/2015 19:22:00


Quem ainda não assistiu à exposição Sentidos do Nascer, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, tem até domingo (26/07) para experimentar a sensação da gestação e do nascimento. 

 

A exposição está montada na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, e funciona diariamente das 10h às 18h. Desde que inaugurou, em 7 de julho, a mostra já foi visitada por 5 mil pessoas.

 

O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG Bernardo Jefferson de Oliveira.

 

A mostra pretende contribuir para a discussão e a mudança da percepção do nascimento, por meio do incentivo ao parto normal e redução do índice de cesarianas em um espaço totalmente interativo.

 

O objetivo é tornar possível uma mudança cultural que garanta o bem-estar e os direitos da mulher e do bebê no parto e no nascimento. Para isso, faz com que o público sinta na pele como é uma gestação.

 

 

Os participantes passam por diversos ambientes que mostram cada etapa da gestação até o nascimento. Por meio de uma tela de realidade virtual, homens e mulheres vêem suas barrigas crescerem.

 

Depois, passam por uma espécie de farmácia. Em seguida, os espectadores viram futuras mamães, e participam de uma conversa virtual com cada uma das pessoas que podem estar envolvidas em uma gestação – o parceiro, o médico, a enfermeira obstétrica – até chegar a hora tão esperada: o momento em que o participante passa pelo colo do útero e vive a experiência de nascer de novo, como um bebê.

 

 

A exposição Sentidos do Nascer é uma realização da SMS em parceria com Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMGG), Uer, Instituto Fernandes Figueira, UFRJ e UFF, e tem o apoio de Fundação Bill e Melinda Gates, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig). 




Serviços Serviços