01/07/2015 08:52:00
A Associação de Moradores do Guararapes, o Rio+Social - programa da Prefeitura do Rio de Janeiro voltado para áreas ocupadas por UPPs e coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) - e demais parceiros promovem, neste sábado (4/07), a partir das 9h30, o evento "Carioca, tá limpo?", um mutirão de recuperação do Rio Carioca e limpeza de toda comunidade dos Guararapes. A atividade inclui caminhada às margens do Rio Carioca, becos e vielas dos Guararapes com recolhimento de lixo e material reciclável. O ponto de partida será o Largo do Vinte.
As crianças da região poderão participar de atividades desenvolvidas pelo projeto Contadores de História, outra ação promovida pelo Rio+Social, na comunidade, desta vez em parceria com a Unicarioca.
Durante o evento, os moradores poderão deixar o lixo residencial (comum e reciclável) em dois pontos da comunidade: a Quadra do Cantão e Largo do Vinte. Nesses pontos, parceiros ensinarão como fazer a separação e o acondicionamento de recicláveis. A ideia é aprimorar a ação de uma cooperativa local que, atualmente, apenas comercializa o lixo coletado de outros bairros do Rio de Janeiro.
O Rio Carioca corta as comunidades Cerro-Corá, Vila Cândido e Guararapes e os bairros do Cosme Velho, Laranjeiras e Flamengo, com 7,1 quilômetros de extensão. Apenas a nascente, dentro da Floresta da Tijuca, permanece preservada. O rio foi a principal fonte de água potável do município até o fim do século 19. Hoje, no entanto, suas águas, que desembocam na praia do Flamengo, estão poluídas.