Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta a seleção pública de Polos Cariocas de Circo

26/06/2015 16:11:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes participou nesta sexta-feira (26/06), no circo Crescer e Viver, na Praça XI, do lançamento do edital para seleção de quatro Polos Cariocas de Circo. O "Viva o Circo!" é um dos braços do programa de fomento "Viva a Cultura!" e tem a finalidade de constituir, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), instituições dedicadas à qualificação e ao desenvolvimento da cena circense do Rio de Janeiro.

 

 

Para gerir os polos, serão selecionadas quatro companhias que vão funcionar como aceleradoras dedicadas à qualificação e ao desenvolvimento de 40 grupos e artistas circenses da cidade. Cada uma das quatro companhias receberá R$ 250 mil para a execução do projeto ao longo de seis meses, sendo 90% do valor quitados na assinatura do contrato e 10% ao final da residência, mediante a prestação de contas. Podem participar companhias, grupos e coletivos com sede no município que atuem há, pelo menos, cinco anos na formação, produção e difusão das artes circenses. O programa contará com a parceria do Sebrae, que ficará responsável pela capacitação administrativa dos grupos, fortalecendo a cadeia produtiva circense carioca.

 


- A cultura tem um papel fundamental nessa cidade, e a atividade circense é uma manifestação cultural e arte das mais tradicionais. A prefeitura já vem há algum tempo apoiando o Festival Internacional de Circo, aumentando editais e, agora, lançamos mais essa iniciativa. Essa seleção pública reforça nosso compromisso de democratizar o acesso aos recursos públicos para a cultura e diversificar os investimentos – disse o prefeito.

 

 

A seleção será dividida em duas fases. A primeira irá escolher as quatro companhias aceleradoras. Para isso, as inscrições vão de 3 de julho a 16 de agosto. As propostas podem ser enviadas pelo Correio ou entregues pessoalmente no Protocolo da SMC, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Rua Afonso Cavalcanti, 455, prédio principal, sala 270, Cidade Nova, Rio de Janeiro, CEP 20211-110. O resultado será divulgado no dia 10 de setembro, quando, então, se iniciará a segunda fase com a escolha dos 40 grupos e artistas. O regulamento completo está disponível para consulta no site: www.rio.rj.gov.br/web/smc.

 

 

A sede de cada instituição aceleradora selecionada servirá como espaço de ocupação artística para a idealização de espetáculos, números e performances, além de capacitação em técnicas e habilidades circenses. Cada Polo Carioca de Circo deverá transmitir para as novas gerações características e saberes do universo circense. Esses intercâmbios vão favorecer a circulação de ideias e trocas de experiências entre os jovens criadores.

 

 

- O "Viva o Circo" é um programa inédito e inovador, que nunca aconteceu na história do país. Estamos buscando com ele a qualificação ainda maior da cena circense carioca. Pegamos a experiência francesa de criar polos de circo e esperamos que outras companhias circenses possam desenvolver sua linguagem e também possam se estabelecer do ponto de vista institucional – destacou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

 


Experiência inovadora e inédita no país, o programa é inspirado na experiência francesa, que conseguiu reavivar a cena circense do país com a criação dos polos de circo. Ao fim dos seis meses, os 40 grupos e artistas selecionados pelos Polos terão seu CNPJ, plano de negócios, identidade visual e um espetáculo pronto. A ideia é que, depois da capacitação, os grupos estejam prontos para rodar o país com seus espetáculos.

 

 

A comissão avaliadora do "Viva o Circo!" será composta por representantes da Prefeitura do Rio e do Sebrae. Originalidade, experimentação e qualidade artística, pedagógica e educativa estão entre os critérios com peso de decisão para a escolha dos novos residentes. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços