Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura mais uma escola na Zona Oeste

31/03/2015 14:28:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, inauguraram nesta terça-feira (31/03), em Cosmos, a 74ª unidade escolar construída na Zona Oeste pela Prefeitura do Rio desde 2009. A Escola Municipal Professora Norma Chamarelli Marques atenderá 590 alunos da Pré-escola ao 6º Ano (4 a 11 anos de idade). Neste período, a Prefeitura do Rio construiu em toda a cidade 149 novas unidades escolares, sendo 129 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) e 20 novas escolas, além de ter reconstruído outras 18 unidades.



Localizada na Avenida Cesário de Melo, uma das principais vias da Zona Oeste, a nova escola conta com nove salas de aula, sala de leitura, auditório, quadra coberta com vestiários, além de áreas administrativas. Ela foi construída pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe, com investimento de R$ 5,4 milhões.

 

 

- Quando inauguramos uma escola estamos fazendo uma aposta no futuro da cidade. Essa região ficou muito tempo abandonada, sem infraestrutura. E a prefeitura já construiu não só escolas aqui na Avenida Cesário de Melo, mas também clínicas da família, unidades de pronto atendimento (UPAs) e o BRT. A maioria das pessoas que mora nessa região veio reassentada de áreas de risco e passou a ter aqui dignidade com a casa própria, transporte de qualidade, atendimento de saúde e escolas – disse Paes.

 

 

Além das construções e reformas de escolas em diversas regiões da cidade, a Prefeitura do Rio vai erguer mais 136 novas unidades, até o final de 2016, através do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. A iniciativa tem como objetivo implantar o turno único, que colocará 35% dos alunos da rede municipal estudando sete horas por dia. O investimento do programa é de cerca de R$ 1,8 bilhão. As primeiras unidades da Fábrica, previstas para o Complexo da Maré, serão entregues no segundo semestre deste ano.



- Uma escola de qualidade é que garante o futuro das crianças. E aqui, há bons professores, boa direção e boa infraestrutura para fazerem um bom trabalho desde a Educação Infantil. E é essa qualidade que o município vem oferecendo que faz com que, atualmente, mais de 90% dos alunos da rede municipal de ensino já saiam alfabetizados no final do primeiro ano – destacou Bomeny.

 

 

 

A manicure Tatiane Affonso, 32 anos, moradora do Condomínio Vivenda das Garças, no entorno da E.M. Professora Norma Chamarelli Marques, agradeceu a prefeitura pela construção da nova escola, pois vai mudar para melhor a rotina dos seus filhos e da sobrinha, de 6 e 7 anos, que antes

estudavam longe de casa:

 

 

 

 

 

- Antes eles estudavam na Estrada do Campinho, em Campo Grande. Era bem longe e eu tinha que acordá-los muito cedo. Isso atrapalhava um pouco o rendimento das crianças. Agora, com essa nova escola, nós vamos à pé, é rapidinho e eles não precisam acordar tão cedo. Sem contar que a estrutura da escola tem uma qualidade muito boa.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços