09/03/2018 17:25:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos e Raphael Lima
No dia em que a cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos de fundação, o bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte da Cidade, ganhou um presentão na manhã deste domingo (1/03): a terceira sede administrativa da Prefeitura do Rio. Batizado como Palácio Rio 450, o prédio foi inaugurado hoje pelo prefeito Eduardo Paes e pelo governador Luiz Fernando Pezão, em cerimônia que reuniu autoridades e personalidades ilustres da região, como os baluartes e baterias das escolas de samba Império Serrano e Portela.
O casarão é uma construção de 1920, totalmente restaurada pela Secretaria Municipal de Obras, através da RioUrbe. Orçado em R$ 3 milhões, o imóvel tem dois andares, com 182 metros quadrados no total, e conta com um gabinete de onde o prefeito da cidade poderá despachar. Erguida na Rua Carolina Machado, a nova sede fica a poucos metros da casa do falecido sambista Paulo da Portela, ícone do bairro e fundador da escola de samba azul e branca. As outras duas sedes do governo municipal - o Centro Administrativo São Sebastião (CASS) e o Palácio da Cidade - ficam na Cidade Nova e em Botafogo, respectivamente.
- Não poderia haver um gesto mais simbólico para comemorar o aniversário de nossa cidade. A concentração do poder público normalmente acontece nas áreas mais nobres do Rio. Poder contar com um espaço no subúrbio onde o prefeito possa despachar semanalmente é fantástico. Estamos falando de uma região extremamente importante para a história de nossa cidade, que melhor sintetiza a alma carioca e de onde surgiram os maiores personagens do imaginário carioca, os grandes sambas e poetas - afirmou o prefeito, acrescentando que, a partir de agora, estará mais perto dos ensaios da Portela e dos quitutes de Dona Neném e da Tia Surica.
Para celebrar a inauguração do Palácio Rio450, ritmistas das duas escolas de samba desfilaram em frente ao prédio, acompanhados por moradores da região. Nas dependências do palacete, os convidados se esbaldaram com as presenças de músicos do grupo "Pagode da Tia Doca" e do cantor Diogo Nogueira, que interpretou seus maiores sucessos.
- É prazeroso para qualquer governante ver uma cidade completar 450 anos ao mesmo tempo em que celebra tantas transformações positivas. O Rio de Janeiro está mudando, especialmente o seu subúrbio. Por onde você anda tem obras acontecendo. Por isso, me sinto imensamente feliz por acompanhar e compartilhar cada mudança - disse o governador.
O casarão começou a ser reformado em outubro do ano passado, pela Riourbe. O primeiro pavimento conta com uma recepção com três banheiros e copa. No segundo, há um salão para reuniões. A recuperação da edificação principal envolveu a demolição total de paredes internas que estavam comprometidas. Também foram restauradas a fachada principal, as paredes laterais e a cobertura do imóvel, além do piso de madeira, que recebeu tratamento especial.
A urbanização da área externa recebeu piso em granito, palmeiras imperiais, muros e novo fechamento frontal em gradil. Além disso, frente da casa ganhou chafariz abastecido com água de reuso e escultura de dois golfinhos, que simbolizam a bandeira da cidade do Rio de Janeiro.
- A presença deste palácio vai valorizar os imóveis da região e trazer ainda mais serviços para cá, melhorando a infraestrutura e segurança do bairro - falou Tia Surica, personagem ilustre da região.
Para os moradores de Oswaldo Cruz, a possibilidade de ter um governante acompanhando suas necessidades mais de perto é algo que também os cobre de esperança. Para Áurea Gomes da Silva, de 42 anos, ter o prefeito por perto lhe dá a certeza de que a população será ouvida e de que as carências do bairro serão sanadas:
- Essa iniciativa é, sem dúvida, muito válida. Muito tem sido feito na região, mas ainda carecemos de alguns serviços. Agora, tenho absoluta certeza de que as coisas vão acontecer.
Marido de Katia, Carlos Deodato dos Santos, 57 anos, estava emocionado por vivenciar uma data tão importante para sua cidade:
- É esse espírito de alegria e esperança que faz do carioca um povo único. Isto é incrível e me emociona demais.
O destaque da obra ficou por conta da reutilização de material demolido durante os trabalhos, uma das ações sustentáveis da Riourbe. Os degraus em granito da escada existente nos fundos do casarão foram reutilizados, após esta ser demolida, para refazer a escada de acesso à varanda. Tijolos maciços que faziam parte das paredes internas demolidas também foram usados para fechar vãos e buracos nas paredes provocados pela deterioração. Além disso, o prédio anexo conta com abertura translúcida na cobertura, que permite a exaustão do ar e entrada de luz natural, reduzindo o consumo de energia.
Além de personalidades como Tia Surica e do cantor Diogo Nogueira, a inauguração do Palácio Rio450 reuniu grande parte do secretariado municipal, como o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo Carvalho; o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto; os secretários municipais da Casa Civil e de Saneamento e Recursos Híbridos, Guilherme Schleder e Pierre Batista; o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior; e o secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli.
Atualmente, a sede principal da Prefeitura do Rio fica na Cidade Nova e homenageia o santo padroeiro da cidade com o nome Centro Administrativo São Sebastião (CASS). Em Botafogo, Zona Sul do Rio, localiza-se o Palácio da Cidade, edificação construída em 1947, em estilo georgiano, que abrigou a antiga embaixada do Reino Unido no Brasil.
Imagens relacionadas:
