Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio é eleito uma das sete cidades mais inteligentes do mundo

02/02/2015 08:59:00


O Rio de Janeiro foi escolhido uma das "Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo" pelo Intelligent Community Fórum (ICF), entidade internacional que avaliou cerca de 300 cidades em todo o planeta. O anúncio foi feito no dia 22/01, em Nova York. O ICF citou como iniciativas da Prefeitura do Rio para ser considerada uma Smart City o projeto das Naves do Conhecimento, o Centro de Operações Rio (COR), a Central de Atendimento ao Cidadão 1746, o Data.Rio (portal de dados pública), o Museu de Arte do Rio (MAR), os BRTs (Bus Rapid Transit) e as 32 Casas Rio Digital.

 

 

 

É o terceiro ano consecutivo que o Rio de Janeiro participa do fórum. Nas duas edições anteriores (2012 e 2013), a cidade ficou entre as 21 Comunidades Mais Inteligentes. Agora, para incluir a cidade no Top7, o ICF destacou o esforço do Rio de Janeiro em sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, "gerando oportunidades da cidade se revitalizar e planejar uma série de atividades centradas no futuro, incluindo um melhor sistema de transporte".

 

 

 

— É um reconhecimento internacional muito significativo o Rio estar na lista das ´World´s Top 7 Intelligent Communities of 2015´. Demonstra que estamos no caminho certo e aproveitando os grandes eventos para deixar um legado de uma cidade inteligente para todos os cariocas e visitantes — disse o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho.

 

 

 

No dia 11 de junho o Fórum vai eleger a cidade campeã. O anúncio será feito em Toronto, no Canadá,  durante a Cúpula Anual do Intelligent Community Forum. O Rio de Janeiro está na disputa junto com as cidades de Arlington County (Virginia, USA); Columbus (Ohio, USA), Mitchell (Dakota do Sul, USA),  Ipswich (Queensland, Austrália); New Taipei City (Taiwan) e Surrey (British Columbia, Canadá).

 

 

O co-fundador do Intelligent Community, Louis Zacharilla, disse que apenas 126 comunidades ao redor do mundo foram nomeadas Comunidades Inteligentes ao longo dos últimos 16 anos.

 

 

— Os membros do mundo inteiro da nossa fundação felicitam o novo TOP7. Este grupo representa uma gama de diferentes abordagens e estratégias de planejamento. Cada um é revolucionário em seu próprio caminho, e cada um tem planejado seu futuro de uma forma consistente e levando em conta sua identidade cultural, ao usar ferramentas digitais universalmente disponíveis e as tecnologias de banda larga.

 

 

 

Outros projetos citados pela entidade que colaboraram na escolha da cidade do Rio de Janeiro foram o ForsoftRio (curso de formação de programadores de computador com inglês técnico) e os concursos "Rio Ideias" e "Rio Apps", de desenvolvimento de aplicativos.

 

 

 

A fim de qualificar-se como uma Comunidade Inteligente TOP7, essas cidades e regiões primeiramente concorreram ao Community Forum Smart21, quando foram eleitas as 21 finalistas, em outubro do ano passado, entre centenas de comunidades avaliadas de todo o mundo. Os candidatos foram escolhidos com base em cinco indicadores inteligentes comunitários, que fornecem a estrutura conceitual para a compreensão de todos os fatores que determinam a competitividade e as chances de uma comunidade ser aprovada no que o Fórum de Comunidades Inteligentes chama de "A Economia de banda larga."

 

 

 

O fórum é guiado por um tema anual, que em 2015 é a Comunidade Revolucionária. Segundo os organizadores, esta é uma tentativa de estudar e ter um diálogo global sobre planejamento urbano e regional e como isso está afetando a maneira como as pessoas vivem, trabalham e criam nas suas cidades e vilas. De janeiro a junho do ano passado, o Fórum apresentou para uma empresa de pesquisa independente dados detalhados fornecidos por cada cidade. Esta empresa realizou uma análise quantitativa das informações sobre dezenas de fatores e produziu uma pontuação para cada comunidade, elegendo as 21 finalistas.

 

 

 

Para a escolha das "TOP 7", especialistas do ICF visitaram cada uma das sete cidades finalistas para validar os dados fornecidos e preparar relatórios de avaliação, que serão analisados por um júri internacional de Comunidades Inteligentes. Esta análise qualitativa é confrontada com a pontuação quantitativa. Após o cruzamento destes dados, os organizadores escolhem a cidade campeã.

 

 

Mais informações no site do concurso .  Veja o vídeo com o anúncio das cidades finalistas.




Serviços Serviços