Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura e Ministério do Turismo estudam propostas para incentivar o setor nos Jogos 2016

21/01/2015 15:13:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio e o Ministério do Turismo estudam a criação de uma agenda de promoção do ano olímpico, que seria composta por ações articuladas entre os dois níveis de governo para incrementar o setor durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A ideia foi discutida durante encontro na manhã desta quarta-feira (21/01) entre o prefeito Eduardo Paes e o ministro do Turismo, Vinicius Lages, no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio.

 

 

Entre as iniciativas, estuda-se a criação de uma espécie de passaporte olímpico, que facilitaria o processo de obtenção de vistos para turistas e profissionais provenientes dos Estados Unidos e da Ásia. O Ministério pretende ainda incentivar a ida de turistas para outros destinos brasileiros, antes e depois dos Jogos, tal como aconteceu no país durante a Copa do Mundo, em 2014. A expertise da cidade carioca em ações de promoção de negócios e turismo - com destaque para o wayfindind e a criação de aplicativo que traduz cardápios para diversos idiomas - foi apontada como determinante para que tais ações obtenham bons resultados.

 

- As Olimpíadas são uma grande oportunidade para vendermos a imagem de um país diferente daquilo que o mundo já conhece, do samba e das praias bonitas. No caso do Rio de Janeiro, é uma oportunidade de mostrar que temos uma cidade sofisticada, com serviços de qualidade e enorme capacidade de gerar negócios, além de contarmos com uma indústria criativa muito forte e capital cultural fantástico. Nossa meta é fazer com que a cidade se torne um destino ainda mais importante. Temos como exemplo a cidade de Barcelona, que saiu de 800 mil turistas por ano e foi para oito milhões após os Jogos de 1992 - disse Paes.

 

 

 

Para o ministro do Turismo, a ideia de estabelecer estratégias isoladas de promoção do turismo é ultrapassada, e  a troca de experiência com cidades como o Rio de Janeiro é fundamental para discutir o futuro:

 

 

 

- Os Jogos são um pretexto para se discutir estratégias para o Rio e para o Brasil. Precisamos entender que os Jogos Olímpicos, apesar da curta duração, implicam em uma série de ações de efeito duradouro, que podem ser implantadas nas mais diversas áreas. Acredito que o país inteiro aprenderá muito com a experiência que o Rio de Janeiro possui. Essa articulação do turismo como parte de estratégia integrada de promoção do Rio de Janeiro também poderá nos ensinar muito. 

 

 

Quanto à implantação do passaporte olímpico, o Ministério do Turismo vê a iniciativa como fundamental para que os visitantes se sintam em um lugar, além de hospitaleiro, acessível. Para o órgão federal, a agilidade da obtenção de visto de entrada no país será essencial para que o turista ou profissional tenha uma experiência tranquila e confortável no país. O Ministério estuda a volta do Brasil Pass, utilizado durante a Copa do Mundo. Através dele, os turistas podem visitar outros estados brasileiros comprando, de uma só vez, passagens para diferentes destinos com a mesma companhia.


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