Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

‘Wayfinding’ entra em cena, a partir de janeiro, para facilitar o passeio pela cidade

29/12/2014 17:18:00


Um passeio pela Cidade Maravilhosa ficará bem mais fácil de ser apreciado a partir de janeiro.  A Prefeitura do Rio vai lançar o “Wayfinding” (‘encontre o seu caminho’, em inglês), projeto que prevê a instalação de 500 painéis bilíngues de sinalização turística para pedestres com a imagem do Cristo Redentor formando uma rosa dos ventos, devido ao seu formato original em cruz.  A iniciativa da Secretaria Especial de Turismo permitirá que a pessoa saiba exatamente a sua localização, além de indicar o que deve encontrar caso queira caminhar por cinco, dez ou 15 minutos.

 

 

Os primeiros totens serão instalados nas praias do Leme e de Copacabana, na Zona Sul da cidade, região onde há um grande fluxo de turistas durante o verão.  No prazo de 12 meses, os painéis serão instalados em ruas e avenidas do Centro, Tijuca, Madureira, Maracanã e outros bairros da Zona Sul. O Cristo Redentor funcionará como referência: cada placa indicará o lado onde o monumento está localizado. ‘Encontre o seu caminho’ é inspirado em experiências bem-sucedidas realizadas em grandes metrópoles, como Londres e Nova York.  

 

 

— A proposta não é transformar o turista em peregrino, mas mostrar o que está perto, indicar como ele pode aproveitar melhor a região que está visitando, ou seja, conhecer melhor a cidade e o lugar por onde está passeando. As placas estimulam também o comércio nos bairros e incentivam práticas saudáveis como caminhada e ciclismo — esclareceu o secretário especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 

 

O sistema utiliza um conjunto de informações constituídas por elementos visuais, que permite às pessoas se movimentarem de maneira mais segura e informada dentro de determinado espaço.  Os totens terão um mapa do ponto em que a pessoa está e dos arredores, além de informações sobre atrações turísticas, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos, para orientar o turista. 

  

 

A Secretaria Especial de Turismo elaborou parte do trabalho que seria produzido por terceiros e, com isto, economizou mais de R$ 4 milhões em projetos. A implantação do sistema representa investimento de R$ 13,7 milhões em parceria com o Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal.  Executado pelo Consórcio Rio Inteligente, o projeto é liderado pela Icon, com a participação das empresas CSM Brasil, Valéria London Design, ETECE Engenharia e a londrina Applied, que realizou os projetos de Londres, Nova York, Vancouver, Cleveland e Brighton.




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