30/12/2014 18:39:00
A Comlurb vai garantir uma virada de ano com a cidade limpa e agradável para cariocas e turistas. O efetivo será aumentado nas praias e locais de eventos, intensificando a limpeza pública e, face ao sucesso do ano passado, dará continuidade a coleta seletiva diferenciada, na orla de Copacabana.
A novidade na primeira manhã de 2015 será o uso de 89 sopradores, cem vezes mais eficientes do que as vassouras na remoção da areia acumulada na orla de pedras portuguesas, devolvendo essa areia às praias. A companhia também montou um forte esquema de limpeza para o Parque do Flamengo e Parque Madureira, Piscinão de Ramos e para a Penha, onde acontecerão eventos comemorativos da virada de ano.
Operação Réveillon
A Operação Réveillon tem início às 6h do primeiro dia do ano (01/01) e mobiliza 3.220 trabalhadores, 2.440 contêineres, 371 viaturas e equipamentos. Toda a orla carioca, inclusive as praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba e Piscinão de Ramos, recebem atenção especial no período de festas. No Parque do Flamengo, 164 empregados e 16 veículos. No Parque de Madureira, 71 empregados, com apoio de nove veículos, estarão realizando os serviços.
Na praia de Copacabana a limpeza fica a cargo de 1.289 trabalhadores, 1.000 contêineres, de 240 litros e 10 Laranjões, que podem armazenar cerca de 900 kg; 97 viaturas e equipamentos, entre eles, varredeiras, caminhões compactadores, caminhões basculantes, caminhões de carro pipa, tratores e minitratores. As pistas de rolamento e calçadas serão lavadas e desodorizadas após os festejos. A proposta da companhia é restabelecer o padrão de limpeza das praias e vias de acesso até às 10h do dia 1º de janeiro.
Para garantir boas condições de trabalho aos garis e demais empregados que estarão nas ruas e praias, a Comlurb disponibilizará 47.760 copos de água (995 caixas de 48 copos); 494 sacos de 20 Kg de gelo; 4375 saches de protetor solar e 4.705 capas de chuva (se necessárias). Os trabalhadores também terão lanche em todos os turnos. Serão distribuídos 4.572 kits com frutas, sucos, biscoitos e sanduiches.
Coleta Seletiva no Réveillon
A Coleta Seletiva segue o sucesso do ano passado, quando 42,7 toneladas de material reciclável foram recolhidas. Este ano serão instalados quatro ecopontos, na orla de Copacabana, exclusivamente para descarte voluntários de materiais recicláveis.
Cada um desses ecopontos contarão com dois contêineres automatizados (oito ao todo) de grande capacidade, os Laranjões, que podem armazenar cerca de 900 Kg à disposição da população, para receber garrafas pets, sacolas, embalagens, plásticos em geral, e outros.
No dia 31 de dezembro, no canteiro central da orla de Copacabana, das 8h às 16h, serão realizadas ações de divulgação com faixas e blimps (balões) indicativos da coleta seletiva no Réveillon.
Os ecopontos estarão instalados nos seguintes locais: entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima (no canteiro central); entre as ruas Miguel Lemos e Xavier da Silveira(canteiro central); em frente à Rua Belford Roxo (no canteiro central) e em frente à Rua Anchieta (no canteiro central).
Nesta operação, 80 garis da coleta seletiva estarão atuando na orla e na areia, com o auxílio de 17 caminhões desde às 21h do dia 31/12 até às 4h da amanhã, para retirar da areia materiais recicláveis durante todo o evento.
Atualmente a Comlurb realiza coleta de recicláveis em 100% das ruas de 88 bairros do Rio, uma vez por semana, em dias diferentes da coleta domiciliar. O material recolhido é destinado para as cooperativas cadastradas, onde os catadores fazem a separação e comercializam os recicláveis com as empresas preparadas para este fim.
Lixo Zero
Cento e duas equipes do Programa Lixo Zero estarão intensificando as ações de fiscalização nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, Arpoador e Leme, nos dias 30 e 31, das 8h até às 20h. No dia 01 de janeiro, as equipes estarão atuando das 13h até às 20h nas mesmas praias. A equipe de divulgação do Lixo Zero vai realizar ações de conscientização no dia 31 em Copacabana.
No último final de semana, dias 27 e 28/12 (sábado e domingo), os agentes estarão atuando também nas praias da Barra da Tijuca e Recreio, além das praias da Zona Sul, das 8h até as 20h.
Postos de Atendimento Médico
Os cinco postos de saúde instalados em Copacabana também receberão atenção especial por parte da Comlurb. Serão 16 garis e seis encarregados destacados para cuidar da limpeza, das 16 horas de 31 de dezembro de 2014 até 6 horas de 1º de janeiro de 2015.
No dia primeiro de janeiro de 2014, a Comlurb registrou a remoção de 711,5 toneladas de lixo em todas as praias da cidade, após o Réveillon. Em Copacabana, local de maior concentração popular foram removidas 368,2 toneladas de lixo. Em seguida, veio a Barra da Tijuca, de onde os garis retiraram 109,84 toneladas.