Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta Calendário Comemorativo dos 450 anos do Rio

05/12/2014 14:30:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos


Mais de 200 atrações farão parte do Calendário Comemorativo dos 450 anos do Rio, celebrados em primeiro de março de 2015. Elaborada pelo Comitê Rio450, a programação divulgada nesta sexta-feira (05/12) terá início no Réveillon e se encerrará em primeiro de março de 2016. Durante a cerimônia, realizada no Palácio da Cidade, foram anunciadas as cinco iniciativas principais do calendário: Pavilhão Rio450, Passaporte dos Museus Cariocas, Memória Carioca, Biblioteca Rio450 e Jogos Rio450.

 
 
 

 

Este calendário, com um enorme número de coisas acontecendo na cidade, faz deste momento um dos mais importantes, pois vamos mostrar ao mundo a importância do Rio. Não queríamos que as comemorações ficassem restritas à prefeitura, mas que tivesse a participação de todos os setores da sociedade, governo e iniciativa privada. Os museus, por exemplo, não poderiam ficar de fora e ganharam destaque. A cidade conta hoje com 40 espaços, e outros dois para serem entregues, o Museu do Amanhã, na Região Portuária, e o Museu da Imagem e do Som, em Copacabana. Além disso, ter a parceria de duas grandes entidades comerciais é fantástico - disse o prefeito Eduardo Paes, referindo-se à assinatura de convênios com  o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), criando o Passaporte dos Museus Cariocas, e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que institui a Taça Rio 450.

 

 

 

O Passaporte pretende estimular a visitação a museus e instituições por meio da criação de um documento que será carimbado a cada museu visitado. A iniciativa reúne quase 40 endereços e cria um circuito inédito na cidade, integrando as instituições e criando uma dinâmica lúdica e atraente para os visitantes. O passaporte será distribuído gratuitamente no Museu de Arte do Rio (MAR), na Região Portuária, e no Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia.

 

 

 

 

Um dos grandes presentes de aniversário para a cidade será o Pavilhão Rio450, que será erguido na Cidade Nova, ao lado da sede da Prefeitura do Rio, e vai abrigar a exposição interativa Rio450 Inimaginável. Prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2015, a mostra será realizada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com o apoio do governo municipal. Por meio de instalações e projeções de última geração, a exposição celebrará a paisagem e a experiência civilizatória carioca, explorando suas belezas naturais, transformações urbanas,  manifestações culturais e seus personagens marcantes nesses quatro séculos e meio de trajetória.

 

 

 

Além da criação da Taça Rio 450, a parceria com a Ferj prevê que antes das partidas do Campeonato Estadual seja executado o hino oficial do Rio, "Cidade Maravilhosa". A bola oficial do torneio terá a marca Rio450 e o time vencedor ganhará o título de Campeão dos 450 Anos. Ainda dentro da programação esportiva, os eventos-teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão parte integrante do Calendário Comemorativo.

 

 

- As comemorações chegam com a missão de energizar a cidade para o histórico momento que viveremos em 2016, que é a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Tivemos duas preocupações básicas: que as comemorações estivessem presentes em toda a cidade e que o carioca se identificasse com elas, sentindo-se pertencente a essa festa. Será um momento em que ele se sentirá verdadeiramente homenageado, através de ações que se adequem a seus interesses - explicou o presidente do Comitê Rio 450 Anos, Marcelo Calero.

 


s eventos serão divididos em seis categorias: Artes, Esportes, Seminários, Presentes, Música e Festivais.  

 

Completam o cardápio de iniciativas o projeto "Memória Carioca" e a coleção de livros Biblioteca Rio450. Fruto de parceria com o Arquivo-Geral da Cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), o projeto vai estimular que os cariocas abram suas gavetas e caixas de recordações em busca de fotos, documentos e artefatos sobre o Rio de Janeiro, sejam eles flâmulas ou fotos de família. O material será coletado digitalmente e vai ajudar a recontar a história da Cidade. A iniciativa é inspirada no projeto "Europeana", que ao longo de 2014 realizou a recoleta de material relativo à Primeira Guerra Mundial, em homenagem ao centenário do acontecimento histórico.

 

 

Já a coleção de livros Biblioteca Rio450 será lançada ao longo de 2015, reunindo cerca de 70 títulos sobre os mais diversos aspectos da história e da cultura carioca. Entre as obras há republicações de raridades, como "A Muito Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro", e novos títulos de pesquisadores e historiadores renomados. Os livros da Biblioteca Rio450 foram viabilizados por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Prefeitura, e do edital da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

 

 

Outros eventos importantes serão anunciados até o fim deste ano, como os seminários acadêmicos, também apoiados pela Faperj, e as iniciativas do Prêmio de Ações Locais Rio450, que vai selecionar 85 produtores e artistas independentes cujos trabalhos tenham impacto diretamente nos bairros onde atuam. O objetivo é democratizar e espalhar as comemorações dos 450 anos por toda a cidade.

 

 

 

 

 

 

Marca Rio450 ganha as ruas

 

 

 

 

A marca Rio450 estará presente em uma série de produtos que ajudarão na divulgação das comemorações. Diferentes setores econômicos presentes no cotidiano do carioca se engajaram, como a empresa automobilística Fiat, que vai produzir o Novo Uno Rio450, com a marca comemorativa estampada na lateral e na traseira, e a TAM, que incluirá o símbolo na fuselagem de aeronaves da ponte-aérea. Já incorporaram o símbolo às suas campanhas de comunicação o shopping RioSul e a Cedae.

 

 

 

Também já foram apresentadas a latinha da Antarctica para o Réveillon, com a marca Rio450,  que será vendida nas festas de fim de ano e no Carnaval, além das garrafas da Miolo. A empresa de vinhos vai produzir uma edição comemorativa limitada de uma linha completa (vinhos branco e tinto e espumante), que estará disponível para pré-venda no site da empresa (www.miolo.com.br) e nas lojas e supermercados, a partir da segunda quinzena de dezembro. Os 450 anos ainda terão canetas da Compactor e embalagens especiais para os chinelos da Grendene.

 

 

 

 

O Comitê Rio450 não cobra royalties pela utilização da marca, desde que as empresas interessadas desenvolvam estratégias de comunicação inspiradas no símbolo ou patrocinem iniciativas do calendário. A marca Rio450 foi resultado de um concurso público realizado pela Prefeitura do Rio, vencido pelo escritório Crama Design Estratégico.

 

 

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços