07/11/2014 18:39:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Erbs Junior
A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou, nesta sexta-feira (7/11), as sete ações da rede para a comemoração dos 450 anos da cidade, que serão executadas ao longo de 2015. A cerimônia foi realizada na Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Centro da cidade.
A primeira terá início em fevereiro, com a distribuição de 70 mil materiais pedagógicos sobre o tema “Rio 450 anos” para alunos e professores do 4º ano. Além deste material, produzido por professores regentes da rede municipal, destacam-se os Cadernos Pedagógicos, que também vão trabalhar o tema ao longo do ano letivo no Ensino Fundamental.
Para o carnaval do próximo ano, a Escola de Samba Mirim Grêmio Recreativo Corações Unidos do CIEP, composta por alunos de escolas municipais do Rio, terá como enredo o tema “450 anos de uma cidade que continua apaixonante e apaixonada”. Ressaltando o espírito feminino da cidade do Rio de Janeiro e sua história sociocultural, a agremiação - que integra o programa Escola de Bamba, vai homenagear 16 mulheres que fizeram diferença na história da cidade maravilhosa: Tia Ciata, Chiquinha Gonzaga, Princesa Isabel, Fernanda Montenegro, Cecília Meireles, Nara Leão, Nise da Silveira, Berta Lutz, Mercedes Baptista, Ana Botafogo, Zuzu Angel, Maria Clara Machado, Luiza Parente, Clara Nunes e as Cantoras do Rádio.
- Como professora de História, me sinto imensamente feliz por anunciar ações da Secretaria voltadas para um momento tão especial, que é festejar a cidade e mostrar a sua história. Queremos mostrar aos nossos alunos a cultura do Rio, suas belezas naturais e a importância da cidade no cenário nacional. Vivemos em um lugar que vive constante evolução e apresentar esse dinamismo aos estudantes, vendo os professores trabalharem tão bem isso, é um orgulho - afirmou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.
Ao seu lado, representando o Comitê Rio 450 Anos, Flávia Piana afirmou que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação atende às diretrizes do Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca (Pró Carioca), criado em maio deste ano, em decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes.
- Um dos eixos principais do programa é estimular o conhecimento. É importantíssimo que o aluno conheça a história da Grécia Antiga e saiba quem foi Aristóteles, por exemplo, mas é fundamental que conheçam também a vida de artistas como Donga e Pixinguinha e ter orgulho dessa história - disse ela, referindo-se aos compositores Ernesto Joaquim Maria dos Santos (1890-1974) e Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897-1973), respectivamente.
Entre as demais ações da SME, está um curso de formação, que será aplicado aos professores da rede na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire. Na ocasião, será abordada a história da cidade do Rio de Janeiro, através da cultura e produção historiográfica clássica e recente. Além disso, será distribuído para todos os professores do Ensino Fundamental o livro “Uma História Concisa da Cidade do Rio de Janeiro: Rio 450 anos”, composto por 20 artigos elaborados por 10 professores da Rede Municipal e 10 acadêmicos de universidades do Estado.
- É uma honra poder colaborar com esse projeto, que irá resgatar a memória da cidade e trazer à tona todos os personagens que fazem parte dela. Precisamos entender que, mesmo que não sejamos mais a capital do país, a cidade nunca deixará de brilhar no cenário nacional, seja na política ou na cultura. O Rio de Janeiro é o espelho do Brasil - afirmou o professor Luciano Rocha Pinto, do CIEP Graciliano Ramos (Jardim América), autor de um dos artigos do livro.
Para a professora Flávia Maria Pires, da Escola Municipal Profa. Maria Helena Lopes Abranches (Gardênia Azul), que participou da elaboração do material pedagógico, as ações da SME serão importantes para que os alunos, além de conhecer a história do Rio de Janeiro, se sintam parte importante dela:
- Trata-se de uma data especial, comemorativa para a cidade inteira. Por isso, estamos trabalhando de forma lúdica e criativa para que nossos alunos tenham interesse de conhecer essa história e que se sintam cidadãos responsáveis por essa cidade. É um trabalho realmente engrandecedor.
A SME irá realizar também um Concurso de Redação, com o tema “Meu bairro, minha cidade”, voltado para alunos do 4º ao 9º ano e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). As belezas naturais e históricas da cidade, assim como o cotidiano do carioca, serão retratadas em um Concurso de Fotografias, destinado aos alunos do Ensino Fundamental, professores e funcionários da Rede Municipal.
Para fechar com chave de ouro esta série de ações, a Secretaria de Educação e o Instituto Pereira Passos (IPP) estão elaborando um Atlas Histórico e Geográfico da Cidade. A ideia é que o atlas seja distribuído para todas as Salas de Leitura das escolas da Prefeitura do Rio.
- Contar a história de numa cidade tão maravilhosa, de maneira tão completa, não seria possível sem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o trabalho incansável dos nossos professores, tão fundamental para o sucesso desse projeto - concluiu Ilmar Rohloff, consultor de História da SME.
Ao final do evento, a secretária Helena Bomeny convidou a todos para customizar a logomarca “Rio 450 Anos” e levar seu desenho para casa.